Tiago Monteiro 17.º na grelha para a corrida de WTCC na Boavista
O piloto português Tiago Monteiro, em Honda Civic, vai partir, domingo, da 17.ª posição da grelha de partida para a primeira corrida do Circuito da Boavista (Porto), palco da sétima prova do Mundial de Carros de Turismo (WTCC).
O tempo conseguido por Tiago Monteiro (2.08,209 minutos) "empurrou-o" para o naipe dos concorrentes que, nas duas corridas do Mundial, partirão atrás do 12.º piloto, com o francês Ivan Muller, em Chevrolet, no primeiro lugar.
O piloto luso já havia começado mal o dia, com problemas mecânicos no "bólide" logo no início da sessão de treinos livres, ao final da manhã, quando ficou sem o turbo e, por isso, a possibilidade de ensaiar as abordagens ao trajeto.
Quanto ao melhor tempo do dia, Yvan Muller, líder do campeonato, confirmou a boa forma revelada na segunda sessão de treinos livres, da parte da manhã, onde também foi o mais rápido.
Ao volante do Chevrolet Cruze 1.6T, conquistou a quarta "pole position" consecutiva da temporada, ao perfazer o percurso em 2.05,347 minutos, logo seguido pelo britânico Tom Chilton (2.05,545) e pelo dinamarquês Michel Nykjaer (2.05,977), também eles em carros da marca norte-americana.
Contas feitas, a Chevrolet parte em vantagem para a disputa das corridas do Circuito da Boavista, colocando três dos seus principais favoritos na cabeça da grelha.
O espanhol Pepe Oriola não foi feliz na sua estreia ao volante do "Cruze", tendo batido nos rails, o que o relega para o lugar mais baixo dos que participaram na derradeira qualificação.
A primeira corrida do Mundial WTCC disputa-se no domingo, às 11:20, estando a segunda marcada para as 17:05.