Nico Rosberg fez o que precisava de fazer para manter o seu sonho vivo. Depois de dominar todos os treinos livres e qualificação, o alemão apesar de muito pressionado pelo rival Lewis Hamilton, acabou por resistir na frente até final. Uma vitória importante pois coloca a pressão alta para a decisão na última corrida de 2104. Foi a 5ª vitória do ano para Rosberg.
O GP do Brasil foi dominado de novo pela
Mercedes que facilmente levou os seus dois pilotos a mais uma
dobradinha. Foi a 11ª vez na época que os Mercedes terminam em 1º e 2º, o
que é um recoerd absoluto na história.
A
diferença no campeonato é agora de 17 pontos, o que em condições
normais daria para Hamilton terminar em 7º lugar a última corrida. Só
que as regras deste ano ditam que a pontuação da última corrida será a
dobrar. Ou seja, Hamilton terá de ser 2º colocado, mesmo com vitória de
Rosberg, para ser campeão do mundo.
Esta pressão fica ao rubro.
Em condições normais, Rosberg não depende de si, mas o domínio total da
Mercedes, em condições normais permitirá a Hamilton ser tranquilamente
2º, correndo contra os restantes. Mas na F1, no automobilismo, conta a
história que qualquer coisa pode sempre acontecer. Contra questões
mecânicas ou um erro humano, Hamilton pode ainda perder o título. De
resto, como aconteceu em São Paulo. Pode dizer-se que Hamilton perdeu a
corrida com um erro que cometeu.
As esperanças de Hamilton virar a corrida a seu favor, desfizeram-se na
volta 28, antes do 2º pit stop realizado na corrida. Hamilton estava
colado a Rosberg antes do s pit stops. O alemão parou primeiro. E quando
Hamilton fazia uma volta em ritmo rápido para ganhar com pista livre a
vantagem sobre o colega aquando do seu pit, acabou por cometer um erro,
saindo largo de pista e perdendo 7s nessa aventura para lá dos limites
da pista. Isso impediu-o de sair das boxes na frente de Rosberg e a
partir daí gerir a vantagem de posição de pista.
Após
a passagem pela box, Lewis voltou a colocar pressão até ao final no
carro de Rosberg. Encostou, mostrou-se, fez tudo para que também Rosberg
cometesse um deslize, um erro. Que não aconteceu nem durante as
dobragens a pilotos mais atrasados.
Rosberg
nunca cedeu. Fez uma corrida irrepreensível. Mais lento em pista que
Hamilton mas nunca cedeu sobre a pressão. Hamilton terminou logo atrás e
ainda com vantagem para a conquista do título.
Nas bancadas de
Interlagos, Felipe Massa encontrou o apoio que precisava durante a
tarde. E numa corrida caótica, o brasileiro foi do céu ao inferno e
voltou ao céu, nas 71 voltas de corrida.
Após
uma largada boa a defender a sua 3ª posição, sempre rápido em pista,
teve 2 pit stops absolutamente desastrosos. No 1º pit stop, escedeu a
velocidade permitida nas boxes e viu-se obrigado a uma paragem de 5
segundos de penalização aquando da paragem seguida na boxe. Mas quando
tal aconteceu, em vez de 5s, a operação acabou por demorar mais ainda
que o normal.
Por fim, na derradeira paragem, o brasileiro
confundiu a sua boxe com a da McLaren, fez-se a ela e só depois reparou
que era mais à frente. Uma confusão decorrente da troca da boxe da
Williams em Interlagos, em relação à sua posição habitual. o certo é que
perdeu aí mais alguns segundos.
No meio de todo o caos na
pitlane, Massa foi na pista rapidíssimo e foi em busca da sua posição, a
melhor atrás dos homens da Mercedes.
Massa
fez apenas o seu 2º pódio da temporada e tal foi totalmente merecido,
levando ao delírio o público nas bancadas e mais tarde com invasão de
pista, para a celebração no pódio.
Na Williams, Valtteri Bottas
teve uma tarde para esquecer. O seu 1º pit stop foi também muito mau, aí
perdeu posição e momento em pista. E mais tarde saiu ligeiramente de
pista nos S de Senna após ser passado por Nico Hulkenberg e llogo depois
Kimi Raikkonen. Não mais recuperou, acabando em 10º.
Jenson
Button com o McLaren, fechou num fantástico 4º lugar, depois de uma
batalha feroz com Kimi Raikkonen na Descida do Lago a 10 voltas.
Provavelmente a semanas de anunciar a sua retirada da F1 ( a chegada de
Alonso à McLaren e a aparente decisão de manter Magnussen, será uma
conclusão natural caso saia).
Sebastian Vettel teve
uma corrida muito consistente em Interlagos. Com as limitações do carro,
a dominar o ritmo mesmo frente a Daniel Riciardo, Vettel quando teve a
oportunidade de passar Kimi Raikkonen, também não hesitou.
Já
o seu colega de equipa, Daniel Ricciardo, abandonou pela primeira vez
em 15 GPs (era o piloto com mais corridas consecutivas no ativo), depois
de ver a suspensão frontal esquerda do seu RB10 ceder.
Raikkonen
fez uma corrida fantástica no Brasil. Foi o único piloto a completar a
corrida com dois pitstops. Num deles, foi infeliz, pois o macaco frontal
colocado no carro na operação, caiu. E a operação perdeu demasiado
tempo.
Mas mais à frente na corrida, foi em duelo com Fernando
Alonso, um duelo de campeões do mundo. Chegou a passar Fernando Alonso
mas o espanhol ainda assim levou a melhor e voltou a recuperar nas
voltas finais. Alonso foi 6º e Raikkonen 7º.
Hulkenberg
fez bom uso da estratégia alternativa, com os compostos médios sempre
até ao último turno, o macio a fechar, para terminar em 8º na frente do
McLaren de Kevin Magnussen (que não fez hoje uma boa gestão de pneus
como aconteceu com Button) e Valtteri Bottas em 10º. Fora dos pontos no
Brasil os Toro Rosso e de Kvyat e Vergne, tal como os dois Lotus, que
assim voltaram à sua forma habitual. Grosjean foi obrigado a abandonar
depois de um detetado problema de motor.
CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DO BRASIL
1. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1h30m02.555 |
2. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | +1.457 |
3. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | +41.031 |
4. | Jenson Button | McLaren-Mercedes | +48.658 |
5. | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault | +51.420 |
6. | Fernando Alonso | Ferrari | +1m01.906 |
7. | Kimi Raikkonen | Ferrari | +1m03.730 |
8. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +1m93.934 |
9. | Kevin Magnussen | McLaren-Mercedes | +1m10.085 |
10. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | +1 volta |
11. | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Renault | +1 volta |
12. | Pastor Maldonado | Lotus-Renault | +1 volta |
13. | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso-Renault | +1 volta |
14. | Esteban Gutierrez | Sauber-Ferrari | +1 volta |
15. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | +1 volta |
16. | Adrian Sutil | Sauber-Ferrari | +1 volta |
D | Romain Grosjean | Lotus-Renault | Motor |
D | Daniel Ricciardo | Red Bull-Renault | Suspensão |
MEHOR VOLTA | |||
Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:13.555 |
No mundial Hamilton lidera com 334 pontos, Rosberg tem 317, Ricciardo 214, Vettel 159, Alonso 157, Bottas 156, Button 106 e Massa 98. A Hamilton basta o 2º lugar para ser campeão, na última corrida. Há pontos duplos na corrida de Marina Bay, em Abu Dhabi. Nos construtores o título está entregue. Mercedes 651 pontos, Red Bull 373, Williams 254, Ferrari 210, McLaren 161 e Force India 12, sendo que a Red Bull obteve hoje o vice-campeonato.
Marina Bay. Abu Dhabi. O palco do título. Para acompanhar de novo e sempre com a RTP. Via TWITTER F1RTP. Toda a Informação no Site FÓRMULA 1 RTP . Torne-se fã do FACEBOOK F1RTP.