Rosberg vence no Brasil. Hamilton depende de si.

por RTP
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Nico Rosberg fez o que precisava de fazer para manter o seu sonho vivo. Depois de dominar todos os treinos livres e qualificação, o alemão apesar de muito pressionado pelo rival Lewis Hamilton, acabou por resistir na frente até final. Uma vitória importante pois coloca a pressão alta para a decisão na última corrida de 2104. Foi a 5ª vitória do ano para Rosberg.


O GP do Brasil foi dominado de novo pela Mercedes que facilmente levou os seus dois pilotos a mais uma dobradinha. Foi a 11ª vez na época que os Mercedes terminam em 1º e 2º, o que é um recoerd absoluto na história.



A diferença no campeonato é agora de 17 pontos, o que em condições normais daria para Hamilton terminar em 7º lugar a última corrida. Só que as regras deste ano ditam que a pontuação da última corrida será a dobrar. Ou seja, Hamilton terá de ser 2º colocado, mesmo com vitória de Rosberg, para ser campeão do mundo.

Esta pressão fica ao rubro. Em condições normais, Rosberg não depende de si, mas o domínio total da Mercedes, em condições normais permitirá a Hamilton ser tranquilamente 2º, correndo contra os restantes. Mas na F1, no automobilismo, conta a história que qualquer coisa pode sempre acontecer. Contra questões mecânicas ou um erro humano, Hamilton pode ainda perder o título. De resto, como aconteceu em São Paulo. Pode dizer-se que Hamilton perdeu a corrida com um erro que cometeu.



As esperanças de Hamilton virar a corrida a seu favor, desfizeram-se na volta 28, antes do 2º pit stop realizado na corrida. Hamilton estava colado a Rosberg antes do s pit stops. O alemão parou primeiro. E quando Hamilton fazia uma volta em ritmo rápido para ganhar com pista livre a vantagem sobre o colega aquando do seu pit, acabou por cometer um erro, saindo largo de pista e perdendo 7s nessa aventura para lá dos limites da pista. Isso impediu-o de sair das boxes na frente de Rosberg e a partir daí gerir a vantagem de posição de pista.



Após a passagem pela box, Lewis voltou a colocar pressão até ao final no carro de Rosberg. Encostou, mostrou-se, fez tudo para que também Rosberg cometesse um deslize, um erro. Que não aconteceu nem durante as dobragens a pilotos mais atrasados.



Rosberg nunca cedeu. Fez uma corrida irrepreensível. Mais lento em pista que Hamilton mas nunca cedeu sobre a pressão. Hamilton terminou logo atrás e ainda com vantagem para a conquista do título.

Nas bancadas de Interlagos, Felipe Massa encontrou o apoio que precisava durante a tarde. E numa corrida caótica, o brasileiro foi do céu ao inferno e voltou ao céu, nas 71 voltas de corrida.



Após uma largada boa a defender a sua 3ª posição, sempre rápido em pista, teve 2 pit stops absolutamente desastrosos. No 1º pit stop, escedeu a velocidade permitida nas boxes e viu-se obrigado a uma paragem de 5 segundos de penalização aquando da paragem seguida na boxe. Mas quando tal aconteceu, em vez de 5s, a operação acabou por demorar mais ainda que o normal.

Por fim, na derradeira paragem, o brasileiro confundiu a sua boxe com a da McLaren, fez-se a ela e só depois reparou que era mais à frente. Uma confusão decorrente da troca da boxe da Williams em Interlagos, em relação à sua posição habitual. o certo é que perdeu aí mais alguns segundos.

No meio de todo o caos na pitlane, Massa foi na pista rapidíssimo e foi em busca da sua posição, a melhor atrás dos homens da Mercedes.



Massa fez apenas o seu 2º pódio da temporada e tal foi totalmente merecido, levando ao delírio o público nas bancadas e mais tarde com invasão de pista, para a celebração no pódio.

Na Williams, Valtteri Bottas teve uma tarde para esquecer. O seu 1º pit stop foi também muito mau, aí perdeu posição e momento em pista. E mais tarde saiu ligeiramente de pista nos S de Senna após ser passado por Nico Hulkenberg e llogo depois Kimi Raikkonen. Não mais recuperou, acabando em 10º.



Jenson Button com o McLaren, fechou num fantástico 4º lugar, depois de uma batalha feroz com Kimi Raikkonen na Descida do Lago a 10 voltas. Provavelmente a semanas de anunciar a sua retirada da F1 ( a chegada de Alonso à McLaren e a aparente decisão de manter Magnussen, será uma conclusão natural caso saia).
 


Sebastian Vettel teve uma corrida muito consistente em Interlagos. Com as limitações do carro, a dominar o ritmo mesmo frente a Daniel Riciardo, Vettel quando teve a oportunidade de passar Kimi Raikkonen, também não hesitou.



Já o seu colega de equipa, Daniel Ricciardo, abandonou pela primeira vez em 15 GPs (era o piloto com mais corridas consecutivas no ativo), depois de ver a suspensão frontal esquerda do seu RB10 ceder.

Raikkonen fez uma corrida fantástica no Brasil. Foi o único piloto a completar a corrida com dois pitstops. Num deles, foi infeliz, pois o macaco frontal colocado no carro na operação, caiu. E a operação perdeu demasiado tempo.

Mas mais à frente na corrida, foi em duelo com Fernando Alonso,  um duelo de campeões do mundo. Chegou a passar  Fernando Alonso mas o espanhol ainda assim levou a melhor e voltou a recuperar nas voltas finais. Alonso foi 6º e Raikkonen 7º.



Hulkenberg fez bom uso da estratégia alternativa, com os compostos médios sempre até ao último turno, o macio a fechar, para terminar em 8º na frente do McLaren de Kevin Magnussen (que não fez hoje uma boa gestão de pneus como aconteceu com Button) e Valtteri Bottas em 10º. Fora dos pontos no Brasil os Toro Rosso e de Kvyat e Vergne, tal como os dois Lotus, que assim voltaram à sua forma habitual. Grosjean foi obrigado a abandonar depois de um detetado problema de motor.

CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DO BRASIL

1. Nico Rosberg Mercedes GP 1h30m02.555
2. Lewis Hamilton Mercedes GP +1.457
3. Felipe Massa Williams-Mercedes +41.031
4. Jenson Button McLaren-Mercedes +48.658
5. Sebastian Vettel Red Bull-Renault +51.420
6. Fernando Alonso Ferrari +1m01.906
7. Kimi Raikkonen Ferrari +1m03.730
8. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1m93.934
9. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes +1m10.085
10. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1 volta
11. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault +1 volta
12. Pastor Maldonado Lotus-Renault +1 volta
13. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault +1 volta
14. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +1 volta
15. Sergio Perez Force India-Mercedes +1 volta
16. Adrian Sutil Sauber-Ferrari +1 volta
D Romain Grosjean Lotus-Renault Motor
D Daniel Ricciardo Red Bull-Renault Suspensão
MEHOR VOLTA    
  Lewis Hamilton Mercedes GP 1:13.555



No mundial  Hamilton lidera com 334 pontos, Rosberg tem 317, Ricciardo 214, Vettel 159, Alonso 157, Bottas 156, Button 106 e Massa 98. A Hamilton basta o 2º lugar para ser campeão, na última corrida. Há pontos duplos na corrida de Marina Bay, em Abu Dhabi. Nos construtores o título está entregue. Mercedes 651 pontos, Red Bull 373, Williams 254, Ferrari 210, McLaren 161 e Force India 12, sendo que a Red Bull obteve hoje o vice-campeonato.

Marina Bay. Abu Dhabi. O palco do título. Para acompanhar de novo e sempre com a RTP. Via TWITTER F1RTP. Toda a Informação no Site FÓRMULA 1 RTP . Torne-se fã do FACEBOOK F1RTP. 
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