Miguel Oliveira apurado diretamente para a Q2 do GP de Aragão de MotoGP

por Lusa
EPA

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) garantiu hoje o apuramento direto para a segunda fase da qualificação do Grande Prémio de Aragão de MotoGP, 12.ª ronda da temporada.

O piloto português, natural de Almada, terminou na 10.ª posição a sessão de treinos cronometrados desta tarde, depois de ter sido o sétimo mais rápido nos treinos livres da manhã, terminando a 1,054 segundos do mais rápido, o espanhol Marc Márquez (Ducati). O também espanhol Aleix Espargaró (Aprilia) foi o segundo mais rápido, a 0,272 segundos, com o compatriota Maverick Viñales (Aprilia) em terceiro, a 0,316.

O novo piso do traçado aragonês provocou algumas dificuldades de adaptação aos pilotos, pela falta de aderência.

O campeão em título e líder do campeonato, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), começou o dia com o penúltimo registo nos treinos, mas conseguiu recuperar até ser sétimo nos treinos cronometrados.

Já o espanhol Jorge Martin (Ducati), segundo no campeonato a cinco pontos de Bagnaia, conseguiu o quarto registo do dia, a 0,578 segundos de Marc Márquez.

Marc Márquez, que garantiu já um lugar na equipa oficial da Ducati na próxima temporada, garantiu o melhor registo nos treinos cronometrados pela primeira vez esta temporada.

No sábado, disputa-se mais uma jornada de treinos livres, seguida das duas fases da qualificação (Q1 e Q2) e da corrida sprint.

Para domingo está prevista a corrida principal do fim de semana.

Piloto Miguel Oliveira satisfeito pela passagem direta à Q2 em Aragão

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) mostrou-se hoje satisfeito pela passagem direta à segunda fase da qualificação (Q2) do Grande Prémio de Aragão de MotoGP, 12.ª prova da temporada.

O piloto luso, que realizou o 10.º melhor tempo, a 1,054 segundos do mais rápido do dia, o espanhol Marc Márquez (Ducati), disse que era “satisfatório conseguir estar já na Q2 diretamente”.

“Apesar de não me ter sentido muito bem com a mota – pois ainda há algumas coisas que me impediram de ter um ritmo consistente – a velocidade estava lá, mas deu apenas para o 10.º lugar, a um segundo do primeiro”, destacou o piloto natural de Almada, de 29 anos.

Miguel Oliveira garantiu, assim, a última vaga direta para a segunda fase da qualificação de sábado, sem ter de disputar a Q1, que apura mais dois pilotos para a fase seguinte.

“Por um lado, estou satisfeito. Mas, por outro, não posso estar assim tão satisfeito porque ainda há muito trabalho para fazer para amanhã”, frisou Oliveira.

O piloto luso frisou que “é bom já ter uma direção par ao que é preciso fazer”, pelo que se mostra “entusiasmado por poder fazer algum trabalho antes da qualificação”, na terceira e última sessão de treinos livres, no sábado de manhã.
PUB