O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) pode conquistar domingo o quarto título mundial de Fórmula 1 consecutivo e, assim, igualar o alemão Sebastian Vettel, que também somou quatro campeonatos seguidos com a mesma equipa (2010 a 2013).
Com oito triunfos contra os três de Norris, Verstappen tem vantagem em caso de empate, pelo que lhe basta terminar na frente do adversário direto para conquistar a quarta coroa consecutiva da carreira, aos 27 anos. Ou seja, se terminar a corrida de Las Vegas com 60 pontos de avanço é campeão.
Para evitar esse cenário, Norris tem forçosamente de vencer, porque, no caso de ser segundo ou terceiro, Verstappen ainda pode ser campeão se terminar imediatamente a seguir e marcar a volta mais rápida da corrida, que vale um ponto extra.
O piloto neerlandês chega a esta corrida com a confiança em alta, depois do épico triunfo no GP do Brasil, em que partiu do 17.º posto, dando um recital de condução à chuva para conquistar o oitavo triunfo da temporada em 21 corridas disputadas, registo que contrasta com as 19 vitórias de 2023.
Início de temporada arrasador
Verstappen começou a temporada a ameaçar exercer um domínio semelhante ao ano passado, ao vencer sete das primeiras 10 corridas da temporada (Bahrain, Arábia Saudita, Japão, China, Emilia Romagna, Canadá e Espanha).
Seguiram-se, porém, 10 corridas sem qualquer vitória, em que apenas foi ao pódio quatro vezes (três segundos lugares, na Grã-Bretanha, Países Baixos e Singapura, e um terceiro, nos Estados Unidos).
Nesse entretanto, a McLaren mostrou uma grande subida de forma, ultrapassando mesmo a Red Bull na liderança do Mundial de Construtores.
Quando falta ainda correr em Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi, Max Verstappen tem em Las Vegas o primeiro de três "match points".