Lewis Hamilton obteve um triunfo impensável no arranque do
GP da Alemanha, depois dos problemas causados pela chuva e um erro de Sebastian
Vettel que comandava a corrida (e o campeonato).
O alemão da Ferrari sucumbiu à pista escorregadia quando
tentava, como todos, resistir enquanto o aguaceiro não passava sobre
Hockenheim.
Mas o despiste acabou por carimbar um extraordinário momento
para Hamilton e a Mercedes, devolvendo na Alemanha o que a Ferrari fizera em
Silverstone, Inglaterra.

Wolfgang Rattay
Lewis Hamilton vindo de 14º na grelha de partida, devido a
um problema hidráulico na qualificação, triunfou pela 4ª vez na Alemanha e pela
1ª vez vindo de uma posição atrás de 6º lugar na partida.
Hamilton foi o 6º piloto a vencer uma corrida partindo de
14º na grelha. O último tinha sido Jenson Button em 2006 na Hungria, naquela
que foi a sua 1ª vitória na F1. Só por anteriores 13 vezes alguém na F1 ganhou
um GP a partir desta ou posição mais atrás em grelha.
A vitória de Hamilton tem muito de pessoal. Por várias vezes
chamado a tomar decisões de ceder posição de pista para fazer pitstop, ele
decidiu prolongar, esperar. E quando a chuva estava a começar a cair em pista,
ele rumou as boxes e decidiu que queria Ultra Macios slicks o que pode ter sido
considerado como uma aposta de alto risco. Que resultou.
A Mercedes nunca esteve imune ao que a chuva provocou em pista.
Inclusive, uma chamada à boxe por rádio para Bottas, por má interpretação quase
fez Hamilton entrar para pitstop. Algo que Lewis corrigiu a tempo e em cima da
decisão. O piloto chegou a ser chamado após a corrida à direção de corrida para uma eventual penalização, mas acabou sem sanção pelo movimento, algo que acrescenta alguma polémica ao momento.
(click na foto e veja imagens do momento)
Ele fez os seus pneus macios do arranque durar 42 voltas
mesmo na pressão que lhes deu no início para fazer ultrapassagens a partir do
seu lugar de largada.
E quando Peter Bonnington lhe disse: "Lewis, vamos a isto,
milagres acontecem!", o campeão do mundo assumiu que apenas parte da pista
tinha pista molhada e que o risco era a única solução para poder vencer.
A Mercedes pela 1ª vez na sua história tem uma dobradinha em
casa, num resultado que a transporta de novo para o comando do campeonato

Ralph Orlowski
Vettel adia de novo a chance de 1ª vitória em casa, registando mais um abandono no seu país. O alemão vinha a pedir à equipa por rádio a colocação de pneus intermédios assim que alguns setores da pista se mostravam demasiado escorregadios.
Mas a equipa assistindo ao que a Mercedes fazia com Hamilton, colocando slicks, recusou a chance de perder a posição de pista, a liderança do seu piloto. Era dançar sobre o gelo em algumas curvas.
(ver acidente de Vettel carregando na foto acima)
E Vettel escorregou, precisamente onde não há margem para erro, porque não há escapatória e a proteção de pneus está bem perto. Na curva Sachs em pleno Estádio de Hockenheim, na frente dos seus fãs, Vettel cometeu o erro que lhe pode fazer diferença no final do ano no duelo para o título.
O nervoso na Ferrari começara momentos antes, depois de Raikkonen ter sido o primeiro a rumar às boxes e após Vettel ter feito também o seu pit stop. A Ferrari pediu por rádio a Raikkonen para deixar Vettel passar de novo para a frente. E Kimi pediu por rádio que expressamente a equipa o pedisse. Deixando no ar o desconforto para com a situação, que ele sabe estar obrigado mas em tempo de decidir o seu contrato futuro, não quis deixar de obrigar a equipa de onde deverá sair, a pedir-lhe para ceder passagem.
Ronald Wittek
No sprint final após o Safety Car que entrou a propósito do despiste de Vettel, a Mercedes tinha Hamilton na frente mas com pneus mais antigos, enquanto Bottas estava com compostos novos colado atrás. Seria em condições normais difícil a Hamilton resistir. E assim se verificou no recomeço, Bottas colocou-se ao lado e pressionou Lewis para o comando. Mas de imediato, a Mercedes não quis arriscar em casa quando podia fazer a sua primeira dobradinha de sempre. A ordem veio por rádio, para Bottas manter posição. E proteger o 2º lugar do ataque possível de Raikkonen atrás de si.
A história da corrida estava definida.
Valdrin Xhemaj
Verstappen fechou em 4º lugar depois de uma corrida como gosta, com chuva e mantendo o registo possível numa pista pouco favorável. Para a semana em Budapeste será diferente, com um traçado onde a Red Bull será competitiva. Já Daniel Ricciardo ficou pelo caminho com o 4º abandono da temporada, o motor a ceder depois dos problemas que dera já nas sessões de treinos.

Wolfgang Rattay
Hulkenberg a querer manter ativa a posição na Renault, quando se fala cada vez mais da hipótese de Alonso ingressar na equipa, foi o 5º classificado. Grosjean foi o 6º com mais um bom resultado da Haas. Os Force India de Perez e Ocon fecharam nos pontos tal como o Sauber de Ericsson, na frente de Leclerc desta vez e o Toro Rosso de Hartley a marcar um ponto no Top10.
CLASSIFICAÇÃO FINAL #GPALEMANHA
No mundial de Pilotos, Lewis reassumiu o comando. Hamilton tem agora 188 pontos, Vettel 171, Raikkonen 131, Bottas 122, Ricciardo 106 e Verstappen 105.
Nos construtores a Mercedes fez número máximo de pontos e passou de novo para o comando do campeonato. Agora Mercedes 310 pontos, Ferrari 302, Red Bull 211, Renault 80, Force India 59, Haas 59, McLaren 48.
O próximo GP é na Hungria na próxima semana.
É a última de 5 GPs em 7 fins-de-semana, num verão intenso de F1 que a seguir terá a sua habitual pausa de Agosto.
Wolfgang Rattay
FACTOS E ESTATÍSTICAS GP DA ALEMANHA
VITÓRIAS
* Lewis Hamilton - 66ª vitória de carreira (4ª da temporada 2018). Faz a sua 44ª vitória com o número #44
* Lewis Hamilton – 4ª vitória no GP da Alemanha (onde venceu em 2008, 2016 já em Hockenheim e em 2011 em Nurburgiring)
* É a 1ª vitória de Hamilton a partir de P14 na grelha. Nunca tinha vencido partindo para trás de P6. Ninguém vencia a partir de P14 desde a 1ª vitória da carreira de Jenson Button (Hungria 2006) e apenas por outras 13 vezes na história alguém venceu a partir de uma posição tão traseira na grelha.
* Mercedes – 80ª vitória na F1 (4ª na Alemanha). Está a 1 vitória de igualar a Lotus para depois se tornar na 4ª escuderia com mais vitórias de semrpe atrás de Ferrari, McLaren e Williams.
* Mercedes - 42ª dobradinha da história da F1. A 5 do registo de 47 da McLaren.
* Motores Mercedes - 166ª vitória na F1 (a 2 de igualar o registo da Renault)
* Reino Unido - 270ª vitória na F1
* Carro #44 - 45ª vitória na F1 (a 44ª pela mão de Hamilton)
VITORIAS 2018
Vettel 4, Hamilton 4, Ricciardo 2, Verstappen 1
Ferrari 4, Mercedes 4, Red Bull 3
POLES
(volta da pole - click)
* Sebastian Vettel - 55ª pole position de carreira (5ª de 2018).
* Ferrari: 218ª pole da história
* Motores Ferrari: 219ª pole da história.
* Alemanha: 164ª pole na F1.
* Marca de Vettel é novo record da pista de Hockenheim no atual formato, 1.11.212s, cerca de 3 segundos mais rápido que a marca de Michael Schumacher em 2004, com 1.13.306s.
Outros...
* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.
* Hamilton a par de Senna, é o único piloto que marcou pelos menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e agora leva 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990
* Hamilton é agora o único piloto a par de Senna que marcou 6 poles no circuito de casa. Lewis em Silverstone e Senna em São Paulo.
* Lewis tem 124 1ª filas em 219 GPs na F1 (6 em 2018, 13 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record absoluto na F1, tendo passado a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).
POLES DE 2018
Vettel 5, Hamilton 4, Ricciardo 1, Bottas 1
Mercedes 5, Ferrari 5, Red Bull 1
1ªFILAS DE 2018
Vettel 7, Hamilton 6, Bottas 5, Raikkonen 3, Ricciardo 1
Mercedes 11, Ferrari 10, Red Bull 1
VOLTAS MAIS RÁPIDAS
* Lewis Hamilton - 39ª Volta Mais Rápida de corrida. A primeira desde o #GPSingapura de 2017. Fica a 2 do registo de Alain Prost. Mais só Raikkonen 46 e Schumacher 77.
* Mercedes - 60ª volta mais rápida de corrida, passa a ser a 5ª escuderia com mais registo de Voltas Rápidas de Corrida (mais 1 que a Red Bull e a 16 da Lotus no 4º lugar do ranking)
* Motores Mercedes: 155ª Volta rápida de corrida.
VOLTAS MAIS RAPIDAS da ALEMANHA
1 Lewis Hamilton Mercedes 1’15.545
2 Valtteri Bottas Mercedes 1’15.721
3 Max Verstappen Red Bull 1’15.852
4 Kimi Raikkonen Ferrari 1’15.990
5 Romain Grosjean Haas 1’16.716
6 Sebastian Vettel Ferrari 1’17.290
7 Carlos Sainz Jnr Renault 1’17.430
8 Stoffel Vandoorne McLaren 1’17.537
9 Brendon Hartley Toro Rosso 1’17.681
10 Kevin Magnussen Haas 1’17.697
VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Ricciardo 3, Bottas 3, Verstappen 2, Raikkonen 1, Vettel 1, Hamilton 1
Red Bull 5, Mercedes 4, Ferrari 2
PÓDIOS
* Lewis Hamilton - 125º pódio de Carreira. Foi a 66ª vez em P1.
* Valtteri Bottas - 27º pódio de Carreira, iguala registos de Bruce McLaren e Ralf Schumacher. É a 13ª vez em P2, tantas quantas Emerson Fittipaldi, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann e Felipe Massa.
* Kimi Raikkonen - 98º Pódio de Carreira, é agora em termos absolutos o 5º piloto com mais pódios de sempre. Mais um que Fernando Alonso. Foi a 42ª vez em P3, o que é um Record absoluto na F1.
* Ferrari - 740º pódio da história
* Mercedes - 166º e 167º pódios da história
* Mercedes - 42ª dobradinha da história. A 5 do registo da McLaren.
* Motores Ferrari - 746º pódio da história.
* Motores Mercedes - 434º e 435º pódios da história.
* Reino Unido: 656º pódio da história
*Finlândia - 199º e 200º pódios da história
* Finlândia torna-se o 6º país a fazer 200 pódios na F1. Depois do Reino Unido, Alemanha, França, Brasil e Itália. Está agora a 7 pódios de passar a Itália para o 5º lugar do ranking.
* Foi também a 10ª vez que a Finlândia registou um pódio duplo, a 6ª vez com estes dois pilotos.
PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 8, Raikkonen 7, Vettel 6, Bottas 5, Verstappen 4, Ricciardo 2, Perez 1
Ferrari 13, Mercedes 13, Red Bull 6, Force India 1
PIT STOPS
* GP Alemanha - 40 Pitstops
* MELHORES PIT STOPS do GP
* Vitórias em PIT STOPS 2018:
Ricciardo (Red Bull) 3, Ericsson (Sauber) 2, Vettel (Ferrari) 2,
Bottas (Mercedes), Verstappen (Red Bull);, Stroll (Williams), Leclerc (Sauber) todos com 1
Por escuderias:
Red Bull 4, Sauber 3, Ferrari 2, Mercedes 1, Williams 1
* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 286
Pit Stops -> AUS 20 BAH 33 CHI 20 AZE 35 ESP 21 MON 26 CAN 20 FRA 20 AUS 23 ING 28
ALE 40
ULTRAPASSAGENS
* GP da Alemanha - 78 ultrapassagens, 42 com recurso a DRS e 1 para o comando de GP.
Totais da Época:
ULTRAPASSAGENS |
TOT |
DRS |
LEAD |
GP
Austrália |
15 |
3 |
1 |
GP
Bahrain |
86 |
31 |
1 |
GP
China |
79 |
23 |
2 |
GP
Azerbaijão |
70 |
22 |
0 |
GP
Espanha |
18 |
10 |
0 |
GP
Mónaco |
18 |
2 |
0 |
GP
Canada |
30 |
4 |
0 |
GP
França |
81 |
39 |
0 |
GP
Áustria |
71 |
23 |
0 |
GP
Inglaterra |
63 |
22 |
1 |
GP
Alemanha |
78 |
42 |
1 |
GP
Hungria |
|
|
|
GP
Bélgica |
|
|
|
GP
Itália |
|
|
|
GP
Singapura |
|
|
|
GP
Rússia |
|
|
|
GP
Japão |
|
|
|
GP
EUA |
|
|
|
GP
México |
|
|
|
GP
Brasil |
|
|
|
GP Abu
Dhabi |
|
|
|
TOTAIS |
609 |
221 |
6 |
ABANDONOS
* Tivemos 4 abandonos no GP, sendo que 1 deles a resultar de colisão/despiste (Vettel) e outros 3 de problemas mecânicos (Stroll, Sirotkin e Ricciardo).
ABANDONOS
TOTAL 2018: |
TOTAL |
ACI/DES |
MECAN. |
GP
Austrália |
5 |
0 |
5 |
GP
Bahrain |
3 |
0 |
3 |
GP
China |
1 |
0 |
1 |
GP
Azerbaijão |
7 |
6 |
1 |
GP
Espanha |
6 |
3 |
3 |
GP
Mónaco |
3 |
2 |
1 |
GP
Canada |
3 |
2 |
1 |
GP
França |
5 |
2 |
3 |
GP
Áustria |
6 |
0 |
6 |
GP
Inglaterra |
6 |
3 |
3 |
GP
Alemanha |
4 |
1 |
3 |
GP
Hungria |
|
|
|
GP
Bélgica |
|
|
|
GP
Itália |
|
|
|
GP
Singapura |
|
|
|
GP
Rússia |
|
|
|
GP
Japão |
|
|
|
GP
EUA |
|
|
|
GP
México |
|
|
|
GP
Brasil |
|
|
|
GP Abu
Dhabi |
|
|
|
TOTAIS |
49 |
19 |
30 |
* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85 abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).
VOLTAS NO COMANDO
* 4 Comandantes do GP da Alemanha, Vettel 38 voltas, Hamilton 15 voltas, Raikkonen 15 voltas e Bottas 4 voltas.
* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.
* Lewis Hamilton comandou GPs por 121 vezes em 219 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.
* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história.
VOLTAS LIDERADAS EM 2018:
Vettel 283, Hamilton 176, Ricciardo 90, Bottas 57, Verstappen 54, Raikkonen 17.
Ferrari 300, Mercedes 233, Red Bull 144
OUTROS FACTOS E NÚMEROS:
* Bottas e Raikkonen completaram o 199º e 200º pódio da Finlândia na F1. Foi também a 10ª vez que a Finlândia registou um pódio duplo, a 6ª vez com estes dois pilotos.
* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico Hulkenberg com 146GPs, Romain Grosjean 133 e Marcus Ericsson 87.
Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.
* 108 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 70, Red Bull 24 e Ferrari 14. A última vitória fora destas 3 escuderias foi o GP Austrália de 2013 com Kimi Raikkonen, com a Lotus.
Mercedes...
* Hamilton deu a 270ª vitória na F1 ao Reino Unido.
* Hamilton teve a sua 66ª vitória e a 44ª vitória com o #44 no carro
* A Mercedes tornou-se a 1ª escuderia a vencer 3 vezes consecutivas em Hockenheim (2014-2016-2018) desde a Williams (1991-1992-1993)
* 80ª pódio para a Mercedes na F1
* Mercedes interrompeu na Áustria o registo de 44 GPs consecutivos a pontuar. Ficou como 6a maior sequência na história da F1.
* A Mercedes interrompeu na Áustria uma série de 22 pódios consecutivos, que fica como 4º melhor resultado de sempre, igualando o registo da Ferrari (2003-2005).
* Hamilton interrompeu na Áustria a série de 33 GPs consecutivo a pontuar, que fica como MAIOR SEQUÊNCIA da história da F1. A última vez que Hamilton não tinha antes marcado pontos ou terminar a corrida, tinha sido no GP da Malásia de 2016.
* Hamilton IGUALOU na França o RECORD de 33 GPs consecutivos a terminou corridas. Nick Heidfeld detinha anteriormente a solo o máximo absoluto.
* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1
Ferrari...
* Vettel obteve a sua 55ª pole, 10ª pela Ferrari
* Foi a 41ª qualificação consecutiva com Raikkonen a passar à Q3
* Vettel pela 91ª vez na 1ª fila de um GP de F1, mais 4 que Ayrton Senna. Mais, só Schumacher 116 e Hamilton 124.
* Raikkonen passa a ser o 5º pilot de sempre com mais pódios (98) e marcou o seu 4º pódio consecutivo.
* Pela 1ª vez desde 2009 (Hungria-Itália) que Raikkonen faz 4 pódios consecutivos
* Raikkonen segue agora com 108 GPs consecutivos desde o seu último triunfo na F1. E já lá vão 28 pódios desde a última vez que subiu ao lugar mais alto.
* Vettel interrompe uma série de 14 corridas consecutivas sem abandonar (último abandono tinha sido no Japão o ano passado).
* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981
Red Bull...
*
Force India...
* 3ª corrida consecutiva em que ambos os pilotos da Force India terminam nos pontos
McLaren...
* Fernando Alonso marcou o seu 304º GP na F1. É o 4º piloto da história a passar a marca dos 300, depois de Rubens Barrichello (323), Michael Schumacher (307) e Jenson Button (306).
* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, está a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)
* McLaren está sem vencer há 109 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.
* 109º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997
* 88 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio
Williams...
* A Williams regista o seu 1º duplo abandono desde o GP dos EUA de 2015.
* O rookie Sergey Sirotkin, é o único piloto que ainda marcou pontos na sua Carreira, até ao momento.
* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 125 GPs.
Renault...
* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 146GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.
* Nico Hulkenberg marcou o seu melhor resultado desde o GP da bélgica de 2016, quando terminou em 4º lugar. é também o seu melhor resultado de sempre em casa.
Haas...
* A Haas obteve a sua 52ª corrida sem pódios. A seguir está agora a Zakspeed 53, Catheram e HRT 56, Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.
* Romain Grosjean marcou pela 1ª vez pontos em Hockenheim.
Sauber...
* Charles Leclerc tornou-se o 1º piloto da Sauber a larger do Top 10 de grelha em Hockenheim desde 2002 (Nick Heidfeld que começou em P10).
Toro Rosso...
* O 10º lugar de Brendon Hartley foi o 1º ponto da Toro Rosso em Hockenheim desde que Vettel foi 8º em 2008, pela escuderia.