A seleção portuguesa de futsal venceu esta quinta-feira a Bielorrússia 5-2, recuperando de uma desvantagem de dois golos, no arranque da qualificação para o Campeonato do Mundo de 2024, em jogo realizado no Pavilhão de Paredes.
A desvantagem ao intervalo de Portugal, sem derrotas em jogos oficiais há mais de seis anos (a última aconteceu em 29 de setembro de 2016, nas meias-finais do Mundial diante da Argentina, por 5-2), traduzia a entrada menos feliz dos lusos no jogo, apesar de Pany, no primeiro minuto, ter desperdiçado uma soberana oportunidade para marcar.
Portugal teve sempre mais iniciativa e mais finalizações, mas não se deu muito bem com o jogo mais físico do adversário, feliz na forma como ganhou vantagem, aos sete minutos, após um ligeiro desvio de Semianiuk na área lusa, o suficiente para trair André Sousa.
No minuto seguinte, uma transição rápida resultou no segundo golo dos bielorrussos, anotado por Zuyenak, com um remate exterior.
A equipa portuguesa demorou cinco minutos a reagir à desvantagem, conseguindo reduzir por Erick, com um remate colocado de fora da área, aos 13 minutos, numa altura em que os bielorrussos já tinham atingido as cinco faltas.
A sexta, com direito a livre direto, só surgiu no último minuto do primeiro tempo, mas Bruno Coelho, na cobrança, permitiu a defesa de Luksha.
O guarda-redes bielorrusso foi um dos melhores da sua equipa e ajudou a atrasar o golo do empate, marcado por João Matos, aos 34 minutos, na sequência de um livre de Bruno Coelho.
Por esta altura, Portugal, muito mais rápido sobre a bola e na reação à perda na segunda parte, já tinha acertado por três vezes nos postes dos bielorrussos, justificando a reviravolta no marcador, concretizada aos 35, num calcanhar de Zicky.
Os campeões do mundo e bicampeões europeus souberam puxar pelos adeptos, que voltaram a festejar um minuto depois, num remate de Pany, assistido por Neves, que fecharia a contagem para Portugal, a um minuto do fim. Dmitri Los ainda reduziu para a Bielorrússia, a três segundos do fim.
Portugal desloca-se à Lituânia, para a segunda jornada, em encontro marcado para a próxima terça-feira.
Jogo no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes.
Portugal - Bielorrússia, 5-3.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
0-1, Semianiuk, 07 minutos.
0-2, Zuyenak, 08.
1-2, Erick, 13.
2-2, João Matos, 34.
3-2, Zicky, 35.
4-2, Pany, 36.
5-2, Neves, 39.
5-3, Dmitri Los, 40.
Sob arbitragem de Juan José Cordero Gallardo e Alejandro Martinez Flores, as equipas alinharam:
- Portugal: André Sousa, Erick, João Matos, Bruno Coelho e Pany Varela.
Jogaram ainda André Coelho, Pauleta, Afonso Jesus, Neves, Zicky, Mário Freitas, Tiago Brito e Silvestre Ferreira.
Treinador: Jorge Braz.
- Bielorrússia: Luksha, Matveenko, Selyuk, Dmitri Los e Cherneyko. Jogaram ainda Olshevski, Semianiuk, Kozel, Krikun, Dubkov, Shimanovski e Zuyenak.
Treinador: Aleksandr Chermik.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Dmitri Los (23), Zuyenak (28) e Silvestre (30).
Assistência: Cerca de 1.200 espetadores.