Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

ONU. Pelo menos 24 mortos após rotura de três barragens no oeste do Iémen

por Lusa

Pelo menos 24 pessoas morreram e 20 outras estão desaparecidas após a rotura de três barragens no oeste do Iémen, causada pelas chuvas torrenciais dos últimos dias, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelas Nações Unidas.

"As inundações devastadoras causadas pelas chuvas e a rotura de três barragens na terça-feira no distrito de Melhan deixaram 1.020 famílias afetadas", destacou o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Até agora existem dados sobre 24 mortos e 17 desaparecidos, acrescentou a mesma fonte.

O UNFPA sublinhou ainda, através da sua conta na rede social X, que 40 casas foram completamente destruídas, enquanto outras 230 foram "parcialmente destruídas" e numerosas estradas foram "bloqueadas".

Os rebeldes Huthis, que controlam a área afetada, estimaram o número de mortos em sete na terça-feira, embora horas depois um alto funcionário de um conselho local tenha aumentado o número de mortos para 33, sem confirmação das autoridades centrais estabelecidas pelo grupo depois de tomar a capital, Sana, em 2014.

O Iémen, mergulhado desde 2015 numa guerra entre os Huthis e as autoridades internacionalmente reconhecidas, apoiadas por uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita, é afetado há semanas por chuvas intensas, que provocaram destruição e deslocação da população em várias partes do país.

Tópicos
PUB