LCE. Vitória procura 10.º triunfo seguido frente ao Astana

por Mário Aleixo - RTP
Os vitorianos querem festejar mais uma vitória Hugo Delgado - Lusa

O Vitória de Guimarães procura esta quinta-feira frente à formação cazaque do Astana, no frio de Almaty, prolongar o ciclo histórico de nove triunfos europeus consecutivos e manter-se no grupo de líderes da Liga Conferência de futebol.

Com três vitórias na fase liga da prova, feito alcançado apenas por outros cinco emblemas, com três jornadas por disputar, o Vitória segue na quinta posição, com nove pontos, e integra o lote das equipas com acesso direto à fase seguinte.

O Astana, sedento de pontos para continuar a sonhar com o play-off, ocupa a 25.ª posição, com três, fora dos lugares elegíveis, e recebe o Vitória, pelas 15h30 (em Lisboa), naquela que é a deslocação mais distante da equipa portuguesa na UEFA, em jogo com arbitragem do montenegrino Nicola Dabanovic.

Rui Borges
, treinador dos "conquistadores", encara o encontro com ambição. Dar continuidade ao bom momento na Conference: "Acreditamos porque estamos num grande num grande clube, que faz tudo para dar as melhores ferramentas aos jogadores. Enquanto clube e estrutura é um desafio grande esta adaptação. Estamos felizes por estarmos na competição. Mais do que o frio, o sono e a alimentação é que preocupam mais. Tentamos minimizar as consequências, esperamos que os jogadores se adaptem da melhor forma para dar uma boa resposta".

Se, por um lado, a longa deslocação a Almaty e o frio jogam contra o Vitória, o facto do Astana estar sem ritmo competitivo, uma vez que o campeonato do Cazaquistão terminou em 10 de novembro, com os adversários dos portugueses em segundo, pode ser um aspeto positivo.

Na antevisão ao embate frente ao Vitória SC, a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Conference League, Grigoriy Babayan, treinador do Astana, garantiu que a equipa vai deixar tudo em campo: "Queremos chegar ao play−off da Liga Conferência. Os nossos próximos adversários são difíceis, mas vamos tentar tudo para chegar à próxima fase. Independentemente dos jogos que fizermos, vamos sempre deixar tudo em campo. O jogo de amanhã (quinta-feira) não é exceção".

Após defrontar o Astana, o Vitória de Guimarães volta a jogar fora (12 de dezembro), em casa do clube suíço do St. Gallen, 27.º colocado, com três pontos, e encerra em casa (19), com os italianos da Fiorentina, que seguem em oitavo, com seis.

PUB