Cristiano Ronaldo é o Pichichi da Liga Espanhola

por Inês Geraldo - RTP
Cristiano Ronaldo marcou mais três golos Javier Lizon - EPA

O internacional português marcou três golos na vitória do Real Madrid frente ao Getafe, este sábado, e conseguiu acabar a Liga Espanhola como o melhor marcador da prova, vencendo Pichichi e a consequente quarta Bota de Ouro.

A partida começou com um Real Madrid a tentar chegar à vitória mesmo depois de o FC Barcelona já se ter sagrado campeão em Espanha.

O primeiro golo veio pelo inevitável Cristiano Ronaldo que marcou num grande golo de cabeça, batendo de forma inequívoca Codina. Assim, o português alcançou o 46º golo na Liga Espanhola e igualou o seu recorde.

Quando se pensava que os Merengues iam partir para uma goleada, o Getafe conseguiu dar a volta ao marcador, por intermédio de Escudero e Diego Castro, colocando o resultado em 1-2.

No entanto, o Real Madrid regressaria à liderança do marcador com mais dois golos de Cristiano Ronaldo.

O primeiro surgiu através da cobrança de um livre direto bem marcado pelo português que bateu Codina pela segunda vez, não dando qualquer hipótese ao guardião do Getafe.

Passados poucos minutos Ronaldo chegaria ao hat-trick (oitavo na Liga Espanhola), através da marcação de uma grande penalidade, averbando o golo número 48 na Liga Espanhola.

O Getafe voltaria a responder por Lacen, após marcação de um pontapé de canto, levando uma igualdade para o intervalo.

A abrir a segunda parte o Real Madrid partiu para a goleada, tendo marcado quatro golos.

Chicharito, James Rodríguez, Jesé e Marcelo marcaram para a equipa da casa, quando Ronaldo já havia sido substituído pelo jovem Martin Odegaard. O resultado final foi de 7-3 para a equipa Blanca.



Assim, o português acabou a Liga Espanhola com 48 golos, mais cinco que Lionel Messi.

Cristiano Ronaldo conseguiu bater o seu próprio recorde de golos em La Liga (46) e conseguiu averbar o terceiro Pichichi da Liga Espanhola.

Para além de se ter destacado em Espanha, Cristiano Ronaldo tornou-se no melhor marcador das Ligas Europeias, recebendo assim, a quarta Bota de Ouro da sua carreira.

É o único jogador até hoje a conseguir tal feito.

De destacar também, os 300 jogos do português como atleta do Real Madrid. Em seis épocas, Ronaldo marcou 313 golos e encontra-se a dez de igualar Raul, o melhor marcador de sempre do Real Madrid.

Para além disso, CR7 alcançou também o jogo 200 na Liga Espanhola, levando um fantástico pecúlio de 226 no principal escalão do futebol espanhol.

No total da época, Cristiano Ronaldo jogou em 54 partidas, tendo marcado 61 golos. O melhor registo goleador do internacional português pelo clube madrileno.
PUB