Tiago Apolónia é um dos representantes de Portugal no ténis de mesa RTP

Jogos Olímpicos. Ténis de mesa preparado para representar Portugal ao melhor nível

No dia em que Paris pretende mudar a história dos Jogos Olímpicos com uma cerimónia de abertura inédita, os atletas olímpicos preparam a sua jornada na capital francesa. Na Arena Paris Sud, os cinco mesatenistas portugueses afinam os últimos detalhes antes de entrarem em prova. Tiago Apolónia e Marcos Freitas falaram com a RTP e mostram-se confiantes no trabalho desenvolvido naquela que será a quinta olimpíada de ambos.

Na Expo Porte de Versailles, o palco está montado. As filas estão designadas para cada um dos protagonistas que querem ser uma pequena parte da história dos Jogos Olímpicos. A Arena Paris Sud, como foi designada, vai receber as provas de ténis de mesa, voleibol, andebol e as provas de halterofilismo.

E é aqui que encontramos os representantes portugueses no ténis de mesa. São cinco os atletas da comitiva portuguesa que nos próximos dias vão entrar em prova.A RTP teve acesso aos treinos de dois atletas que já conhecem a pressão de uns Jogos Olímpicos, mas que mostram o orgulho por poderem representar Portugal pela quinta vez no maior palco desportivo do mundo.


Tiago Apolónia começou esta viagem em Pequim, em 2008. Passados 16 anos, o mesatenista revela que tem trabalhado bem para chegar na melhor forma ao primeiro jogo. O sorteio não foi simpático para o português que vai defrontar o atual campeão da Europa, o alemão Dang Qiu.

“Estou extremamente feliz por poder representar Portugal mais uma vez neste grande evento desportivo e sei que é sinal do meu trabalho e que estou a fazer as coisas bem. É a quinta vez nos Jogos Olímpicos e são poucos os atletas que o conseguem e há um sentimento de muita felicidade e muita honra”.


No dia em que completar os 38 anos, Tiago Apolónia entrará em prova. Será no domingo, às 22h00. O atleta diz que não há que lamentar o sorteio e que mostrar as suas melhores aptidões pode ser o suficiente para realizar um bom torneio olímpico.

“Não vale a pena dizer se o sorteio é bom ou mau, é algo que não posso controlar. Obviamente que podia ter sido um pouco melhor, vou jogar com o atual campeão da Europa mas como disse estou a preparar-me bem e penso que se conseguir estar ao meu melhor nível conseguirei fazer um bom jogo e poderei ter as minhas hipóteses”, revela o mesatenista.

O mesmo estado de espírito é demonstrado por Marcos Freitas. Aos 36 anos, o madeirense também vai representar Portugal pela quinta vez e diz estar orgulhos e honrado por ter mais uma oportunidade.

“Ainda me lembro muito bem como foram os primeiros [Jogos] em 2008 e continuo com a mesma ambição e vontade de representar Portugal e dar o meu melhor nesta prova”.

Considerado o melhor mesatenista do ténis de mesa português, Marcos Freitas garante já estar adaptado às mesas e bolas que vão ser utilizadas na Arena Paris Sud e deixa elogios ao adversário na primeira ronda: Anders Lind, a quem já ganhou algumas vezes e pretende “entrar com o pé direito” para alcançar a fase seguinte.

A jogar na Liga Francesa, Marcos Freitas sente-se confiante com o apoio dos portugueses em Paris. “O que eu peço é que venham, que apareçam e que apoiem não só a mim mas também à equipa de ténis de mesa e também na segunda semana quando jogarmos por equipas e seria espetacular ter o apoio da comunidade portuguesa”.

Tiago Apolónia vai entrar em prova no próximo domingo, enquanto Marcos Freitas vai iniciar os seus Jogos Olímpicos na segunda-feira (29 de julho), por volta das 13h00.

A equipa de ténis de mesa de Portugal é composta por cinco jogadores. Para além de Tiago Apolónia e Marcos Freitas, João Geraldo vai fazer a estreia em olimpíadas, na prova de equipas. No feminino, as representantes lusas serão Fu Yu e Shieni Jao, ambas a competirem pela terceira vez em Jogos Olímpicos.