Pichardo conquista medalha de ouro no triplo salto
Pedro Pablo Pichardo conquistou, na última madrugada, a medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, com novo recorde nacional (17,98m), elevando para quatro o número de medalhas obtidas por atletas portugueses, o melhor resultado de sempre.
Portugal superou os resultados alcançados em Los Angeles1984 e Atenas2004, edições em que subiu três vezes ao pódio, passando a totalizar 28 medalhas em Jogos Olímpicos (cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze), 12 das quais no atletismo, modalidade que proporcionou também os cinco títulos olímpicos.
O atleta natural de Cuba, de 28 anos, efetuou o seu melhor salto, de 17,98 metros, à terceira tentativa, e bateu o seu o recorde nacional por três centímetros, impondo-se ao chinês Yaming Zhu, com 17,57, e ao burquinense Fabrice Zango, com 17,47, que conquistaram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.
"Naquela que já é a melhor participação de sempre de Portugal nos Jogos da Era Moderna, Pedro Pichardo alcançou a glória do ouro olímpico, a quinta destas medalhas na história de Portugal", refere uma mensagem publicada do sítio oficial da Presidência da República.
Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu, "em nome de Portugal e dos portugueses", o desempenho do atleta do Benfica.
Pedro Pablo Pichardo tem 28 anos, nasceu em Santiago de Cuba, a 30 de junho de 1993.
Com a nacionalidade cubana, obteve duas medalhas de prata no Campeonato Mundial de Atletismo, e uma medalha de bronze no Campeonato Mundial em Pista Coberta. Com a nacionalidade portuguesa venceu o Campeonato Europeu em pista coberta.
O primeiro triunfo relevante a nível internacional de Pedro Pichardo, teve lugar na cidade de Barcelona no Campeonato Mundial de juniores de 2012. Nessa competição registou uma marca de 16,79 m.
Em 2013 iniciou o seu percurso na categoria sénior, conseguindo o primeiro lugar na Liga de Diamante no “meeting” de Lausana com uma marca de 17,58 m.
Em 2018, ainda em representação de Cuba, venceu a prova de Doha com um salto de 17,95 m, no dia 4 maio, pela Liga de Diamante.
A 5 de julho, já se encontrava a representar Portugal no encontro de Lausana, conseguindo um segundo lugar com uma marca de 17,61 m.
A 7 de março de 2021, em Torun, na Polónia, Pichardo venceu o título europeu em pista coberta, com larga vantagem sobre toda a concorrência. Na qualificação foi o único atleta a alcançar uma marca superior a 17 metros (17,03 metros), atingindo na final os 17,30 metros.