Papa vai encontrar-se com vítimas de abusos sexuais em Portugal

por RTP

António Grosso, um dos fundadores da associação Coração Silenciado, que apoia vítimas de abusos sexuais na Igreja, criticou na RTP3 o facto do programa da Jornada Mundial da Juventude não ter "uma linha sobre esta temática que tem sido central na sociedade portuguesa".

O papa Francisco vai encontrar-se com vítimas de abusos, mas este ponto não consta no programa oficial e desconhece-se para já o dia, hora e local onde irá decorrer.

António Grosso espera que o chefe da Igreja Católica se pronuncie sobre a necessidade de proteção das vítimas e enfatize a importância do trabalho da comissão independente.

A associação a que pertence irá fazer chegar a Francisco a "indignação generalizada" das vítimas quanto ao pronunciamento dos bispos portugueses e a desvalorização de provas dos crimes.

António Grosso, que também foi alvo de abusos no seio da Igreja Católica quando era criança, espera que o papa "tome uma atitude frontal e definitiva" no sentido de "arrasar a prescrição na lei canónica e na lei civil".

"A prescrição é um troféu para os abusadores e é um crime em si própria", vincou em declarações ao 360.
PUB