UE e Canadá insistem na criação de Estado Palestiniano

por Lusa

Os países-membros da União Europeia (UE) e o Canadá manifestaram hoje intenção de "contribuir para reacender" as negociações de paz no Médio Oriente e avançar com a criação de um Estado Palestiniano "independente, democrático e soberano".

Em comunicado, no final da XIX cimeira bilateral entre a UE e o Canadá, em San Juan de Terranova, os dois lados criticaram "qualquer saída forçada" de palestinianos da Faixa de Gaza.

Na cimeira participaram os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel, juntamente com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

Von der Leyen insistiu na necessidade de evitar o contágio do conflito a todo o Médio Oriente e disse que está na altura de discutir a solução dos dois Estados (israelita e palestiniano), que é defendida pela UE.

Os representantes dos 27 e o primeiro-ministro do Canadá concordaram que em trabalhar em conjunto e "contribuir para reacender o processo de paz" entre todos os interlocutores no Médio Oriente, nomeadamente Israel e os países árabes.

E a única maneira de assegurar que a paz prospera, de acordo com von der Leyen, Michel e Trudeau, é criar um Estado palestiniano "independente, democrático, viável e soberano", livre da influência do movimento islamita Hamas e de outros países da região.

Tópicos
PUB