Negociadores israelitas regressam a Doha para nova ronda de negociações
A delegação negociadora israelita regressou hoje a Doha, Qatar, para iniciar uma nova ronda de negociações com o objetivo de "reduzir as lacunas" nas questões pendentes de um potencial acordo de cessar-fogo em Gaza, avançaram fontes de segurança egípcias.
As fontes citadas pela agência espanhola EFE, que pediram o anonimato, disseram que a delegação israelita "vai reunir-se em Doha com representantes dos Estados Unidos, Egito e Qatar, que continuam os seus esforços de mediação entre Israel e (o grupo islamita palestiniano) Hamas".
A guerra em curso na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.
Após o ataque do Hamas, Israel desencadeou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, que já provocou mais de 40 mil mortos, na maioria civis, e um desastre humanitário, desestabilizando toda a região do Médio Oriente.