Israel anuncia recolher obrigatório no sul do Líbano

por Rachel Mestre Mesquita - RTP
Adnan Abidi - Reuters

Numa declaração urgente aos residentes do sul do Líbano, o exército israelita ordenou esta quarta-feira um recolher obrigatório, a partir desta noite e até quinta-feira de manhã, enquanto milhares de libaneses regressam a casa no primeiro dia de cessar-fogo. Por sua vez, o Líbano anunciou a reabertura das suas escolas na próxima segunda-feira.

"Informamos que a partir das 17 horas (15h00 em Lisboa) e até amanhã de manhã às sete horas (05h00 em Lisboa), é absolutamente proibido viajar para sul do rio Litani", declarou o porta-voz do exército israelita, Avichay Adraee, na rede social X. "Qualquer movimento em direção a estas áreas expõe-vos ao perigo", acrescenta. 



Nesta declaração, o porta-voz do exército de Israel explica que "em conformidade com os termos do acordo de cessar-fogo, afirma que as forças israelitas (IDF) "continuam a ocupar as suas posições no sul do Líbano, em conformidade com os termos do acordo de cessar-fogo, e que as nossas forças atuarão com firmeza contra qualquer movimento que viole este acordo".
Escolas no Líbano reabrem na segunda-feira
No primeiro dia do início do cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, que começou às 04h00 da manhã (02h00 em Lisboa), o Líbano anunciou que reabrirá as suas escolas na próxima segunda-feira, de acordo com uma declaração do ministro libanês da Educação, Abbas Halabi, divulgada pela Agência Nacional de Notícias do Líbano.

"Muitos professores e pais estão a inspeccionar os danos nas suas casas ou a regressar às suas áreas, as escolas que anteriormente tinham sido designadas como abrigos estão a ver as famílias partir" disse Halabi, acrescentando que as escolas que tinham sido utilizadas como abrigos retomarão as suas atividades na próxima semana.
PUB