Hamas aponta sinais positivos para assegurar trégua em Gaza
O Hamas assinalou este sábado a existência de “sinais positivos” para assegurar a continuação da trégua com Israel na Faixa de Gaza. O anúncio foi feito após conversações com mediadores no Cairo sobre a segunda fase do acordo de cessar-fogo.
“Os sinais são positivos para o início das negociações sobre a segunda fase” da trégua, declarou em comunicado o porta-voz do Hamas, Abdel Latif Al-Qanoua, enquanto “os esforços dos mediadores egípcios e qataris prosseguem para concluir a implementação do acordo de cessar-fogo” que entrou em vigor a 19 de janeiro e cuja primeira fase expirou no dia 1 de março.
Garantindo que o Hamas está preparado para “iniciar a segunda fase (da trégua) de uma forma que satisfaça as exigências do povo palestiniano”, o porta-voz sublinhou “a necessidade de obrigar os mediadores de Israel a implementar [esse] acordo” numa altura em que a situação é sensível face a divergências entre o Hamas e Israel sobre a possibilidade de garantir um cessar-fogo permanente.
Antes de passar à segunda fase, Israel pretende manter a primeira fase do cessar-fogo até meados de abril e pede a desmilitarização total do território, saída do Hamas da Faixa de Gaza e regresso dos últimos reféns.
Já o Hamas, que não mostra sinais de poder deixar o território, exige a retirada total do exército israelita, o fim do bloqueio ao território e a sua reconstrução, bem como ajuda financeira com base nos resultados de uma recente cimeira árabe.