Ucrânia envia reforços para Kharkiv. Rússia reclama conquista de novas aldeias na região
A Ucrânia anunciou esta quarta-feira o envio de reforços para a região de Kharkiv, que na última semana tem sido alvo de uma investida das tropas russas, obrigando as forças ucranianas a retirarem-se de algumas zonas. Moscovo já reclamou a conquista de mais aldeias nessa área, numa altura em que o presidente Volodymyr Zelensky cancelou todas as viagens ao estrangeiro.
O porta-voz do presidente confirmou entretanto que este cancelou todas as viagens ao estrangeiro nos próximos dias, precisamente devido à ofensiva russa na região de Kharkiv.
"Volodymyr Zelensky solicitou o adiamento de todos os eventos internacionais programados para os próximos dias, pedindo que sejam fixadas novas datas", escreveu Nykyforov.
Além da conquista de novas aldeias da região de Kharkiv, Moscovo anunciou esta quarta-feira a tomada da aldeia de Robotyné, no sul da Ucrânia, que está totalmente destruída. A localidade é simbólica, por ter sido uma das poucas reconquistas de Kiev durante a contraofensiva do verão de 2023.
Segundo o Ministério russo da Defesa, as tropas de Moscovo "libertaram completamente a aldeia de Robotyné, na região de Zaporizhia". Ainda em fevereiro deste ano o presidente Volodymyr Zelensky se tinha deslocado ao local, numa demonstração de apoio às suas tropas.
c/ agências