Plano de paz para Ucrânia. Participam 25 líderes em reunião organizada por Londres

por Inês Moreira Santos - RTP
Reuters

Os líderes de 25 países participam, este sábado, numa conferência virtual organizada pelo Reino Unido para discutir o plano de paz na Ucrânia. Luís Montenegro é um dos participantes nesta reunião convocada por Londres.

A maioria dos países são europeus, mas o encontro inclui o Canadá, a Austrália a Nova Zelândia e, naturalmente, a Ucrânia. A União Europeia e a NATO também deverão estar representadas neste encontro que visa "aprofundar a forma como os países pretendem contribuir" para a coligação de países dispostos a participar numa força de manutenção de paz caso seja alcançado um cessar-fogo.

A reunião também vai atualizar os presentes com informação e progressos alcançados na reunião dos chefes de Estado-Maior realizada em Paris, na terça-feira, e sobre a mobilização de mais ajuda militar à Ucrânia. A conferência acontece após várias semanas de diplomacia intensa por parte dos países europeus para mostrar aos Estados Unidos a disponibilidade para participar num processo de paz, mas também dos EUA, que têm mantido contactos com Kiev e Moscovo para chegar a um entendimento.

O primeiro-ministro britânico tem-se destacado na coordenação de várias iniciativas, nomeadamente na preparação de um "plano de paz" em conjunto com França, Ucrânia e outros países.

No comunicado é ainda citado que Keir Starmer vai urgir os países a aumentar a pressão económica sobre a Rússia para forçar o Kremlin a negociar, a curto prazo, e estarem preparados para apoiar a paz na Ucrânia a longo prazo.

“Se a Rússia se sentar finalmente à mesa das negociações, temos de estar prontos para monitorizar o cessar-fogo para garantir que é uma paz séria e duradoura", afirmou o chefe do Governo britânico, que acredita que Vladimir Putin "está a tentar adiar, dizendo que tem de haver um estudo minucioso antes de poder haver um cessar-fogo, mas o mundo precisa de ver ação, não um estudo ou palavras vazias e condições inúteis".

C/agências
PUB