O secretário-geral da NATO disse esta quinta-feira, em declarações à AFP, que a Rússia não está a ser capaz de realizar “avanços significativos” em território ucraniano. Apesar destas declarações, Jens Stoltenberg acredita que as forças russas continuarão a exercer pressão e a atacar por via aérea.
Jens Stoltenberg fez estas declarações à Agence France Presse e garantiu que, apesar das dificuldades, a Ucrânia tem aguentado as ofensivas russas sobre o seu território. “Continuam a infligir pesadas perdas aos russos nas linhas da frente e também com ataques profundos”.
Depois de meses de pressão sobre as forças ucranianas e de várias aldeias perdidas em território ucraniano, a Rússia viu-se travada em Vovchansk, uma cidade a cinco quilómetros da fronteira russa.
As declarações de Stoltenberg surgem no seguimento de notícias que confirmam Mark Rutte na liderança da NATO a partir de outubro. A decisão foi anunciada numa reunião do Conselho do Atlântico Norte, através de um comunicado da Aliança.