Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Kupiansk. Kiev e Moscovo reivindicam controlo

por Cristina Sambado - RTP
Anadolu via AFP

Os militares ucranianos afirmaram esta quinta-feira que mantêm o controlo total da cidade de Kupiansk, no nordeste da Ucrânia, e que impediram um avanço russo em direção ao centro ferroviário. As declarações surgem depois de Moscovo ter reivindicado o controlo da localidade da região ucraniana de Kharkiv e de uma aldeia perto de Kurakhove, no leste da Ucrânia.

“Todos os ataques russos nesta direção foram repelidos com sucesso. Os invasores russos não conseguiram entrar em Kupiansk. A cidade está sob o controlo total das Forças Armadas da Ucrânia”, avança o jornal Kviv Independent que cita o porta-voz do Estado-Maior, Andrii Kovalev.

A declaração surge depois de o site de monitorização DeepState ter afirmado, na noite de quarta-feira, que algumas unidades russas, com 15 veículos, incluindo tanques e veículos blindados de combate, conseguiram entrar em Kupiansk, mas rapidamente sofreram pesadas perdas.

Segundo Andrii Kovalev, as tropas russas usavam uniformes ucranianos, o que viola as regras internacionais de guerra.
Os defensores ucranianos destruíram “todos os veículos blindados russos” e uma “parte significativa dos efetivos”. Kupiansk é um importante centro logístico e ferroviário na parte oriental de Kharkiv . Com várias autoestradas e cinco linhas ferroviárias que a atravessam, a cidade contava com mais de 25 mil habitantes antes do conflito.

Na quarta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, na sua mensagem diária à população, que o exército de Moscovo estava “a tentar expandir a sua ofensiva, particularmente na área de Kupiansk”, a 40 quilómetros da fronteira russa.

Kupiansk foi tomada pelas tropas russas nos primeiros dias da “operação militar especial” na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022. A cidade foi recapturada pelas tropas ucranianas numa contraofensiva em outubro do mesmo ano, após um contra-ataque bem-sucedido.

Nos últimos meses, a área tem registado um aumento da atividade das forças russas.
Exército ucraniano a recuar em Kurakhove

Também esta quinta-feira a Rússia reivindicou a tomada de uma aldeia perto de Kurakhove, no leste da Ucrânia, um dos sectores da linha da frente onde as suas tropas avançam contra um exército ucraniano que recua há vários meses. Voznessenka fica a menos de dez quilómetros a norte de Kurakhove, uma cidade com uma população de cerca de 18 mil habitantes antes do conflito, e que alberga um grande depósito de lítio, um mineral raro.

As forças russas “continuaram a avançar profundamente nas defesas do inimigo e libertaram a localidade de Voznessenka”, na região oriental de Donetsk, afirmou o Ministério da Defesa russo no seu relatório diário de combate.

O exército russo está atualmente às portas dos arredores desta cidade, situada perto de um reservatório.

Mais a norte, a cidade de Pokrovsk, um importante nó ferroviário e rodoviário para as tropas ucranianas, está também sob ameaça de conquista pelas forças russas.

c/ agências
Tópicos
PUB