Guerra na Ucrânia. Kiev e Odessa alvo de novos ataques russos

por Inês Moreira Santos - RTP
Reuters

Durante a madrugada de domingo, a Rússia lançou um ataque de drones na Ucrânia visando a capital Kiev e atingindo a infraestrutura no porto de Odessa, no Mar Negro, de acordo com as autoridades ucranianas. Duas pessoas morreram e oito ficaram feridas na região ucraniana de Donetsk devido a outro ataque de Moscovo.

O Serviço de Emergência da Ucrânia indicou que uma pessoa ficou ferida e que vários armazéns e camiões foram danificados em Odessa durante o ataque russo, que manteve grande parte do país sob alerta de ataque aéreo por várias horas.

Os militares ucranianos terão intercetado 56 de pelo menos 87 drones lançados pela Rússia em várias regiões do país, disse a Força Aérea, acrescentando que outros 25 foram "perdidos" devido a interferência eletrónica.

O administrador militar da cidade de Kiev, Serhiy Popko, afirmou que as defesas aéreas destruíram todos os drones que tinham como alvo a capital.

Os drones foram abatidos nas regiões de Odessa e Nikolayev (sul), Kiev (norte), Kharkov (nordeste), Cherkasy e Kirovograd (centro), Dnipropetrovsk, Poltava, Zaporiyia (leste), Sumi e Chernobyl (norte), Vinnitsa e Khmelnitsky (oeste) e Zhitomir (noroeste).

A Força aérea ucraniana também registou a utilização pela Rússia de dois mísseis balísticos Iskander-M, um míssil de cruzeiro Iskander K e um modelo Kh-59 neste ataque aéreo.

Numa mensagem publicada nas redes sociais, Vadim Filaskin, chefe da administração militar da região leste da Ucrânia, informou a morte de duas pessoas após ataques no sábado nas cidades de Toretsk e Velika Novosilka.

Filaskin informou ainda que oito outros ucranianos ficaram feridos nos ataques
.

De acordo com os seus números, na região de Donetsk - sem ter em conta as perdas humanas em Mariupol e Volnovaja - as autoridades estimam em 2.979 o número de pessoas mortas pelo Exército russo desde o início da guerra e em 6.225 o número de feridos.


C/agências
Tópicos
PUB