Encontro "bom e produtivo". Macron medeia conversações entre Trump e Zelensky em Paris
Após o encontro diplomático entre Emmanuel Macron e Donald Trump, Volodymyr Zelensky também chegou ao Palácio do Eliseu, juntando-se aos dois líderes para uma reunião trilateral. O presidente francês esteve como mediador nas conversações entre o presidente da Ucrânia e o presidente eleito dos Estados Unidos, que tinham como tema dominante a atual situação da guerra provocada pela invasão da Rússia ao país vizinho.
“Todos nós queremos que esta guerra acabe o mais rápido possível e de forma justa. Falamos sobre nosso povo, a situação no terreno e uma paz justa”, disse Zelensky numa publicação na rede social , acrescentando: “Falámos sobre o nosso povo, a situação no terreno e defendendo uma paz justa”.
Ainda segundo Zelensky, os três líderes “concordaram em continuar a trabalhar juntos”.
I had a good and productive trilateral meeting with President @realDonaldTrump and President @EmmanuelMacron at the Élysée Palace.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) December 7, 2024
President Trump is, as always, resolute. I thank him. I also extend my gratitude to Emmanuel for organizing this important meeting.
We all want… pic.twitter.com/eKMtuhp2ZI
Kiev, por seu lado, pretende abordar uma possível negociação de paz com a Rússia a partir de uma posição de força e com garantias de segurança suficientes.
Vários países da NATO, liderados pelos Estados Unidos, estão, no entanto, relutantes em convidar a Ucrânia a aderir à Aliança Atlântica, tal como solicitado por Kiev.