A defesa aérea da Ucrânia abateu 62 dos 145 drones russos lançados durante a noite, revelou este domingo o exército ucraniano. Em Odessa, duas pessoas ficaram feridas e vários edifícios danificados num ataque das forças de Moscovo.
Em Odessa, no sul da Ucrânia, pelo menos duas pessoas ficaram feridas e edifícios foram danificados num ataque de drones russos durante a noite.
“O inimigo voltou a lançar um ataque maciço à nossa região”, disse o Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia na região de Odesa na sua conta nas redes sociais. “Garagens com carros e propriedades estavam em chamas, edifícios residenciais, lojas foram danificadas”.
Oleh Kiper, governador da região na costa do Mar Negro, disse, sem fornecer mais detalhes, que o ataque causou alguns incêndios.
Imagens de vídeo publicadas pelos serviços de emergência mostraram os bombeiros a vasculhar no escuro uma pilha de escombros de um edifício e um prédio de apartamentos com janelas rebentadas, enquanto os residentes se reuniam em frente.
Os dois países negam ter como alvo os civis na guerra que Moscovo lançou com uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, mas desde então milhares de civis morreram, a grande maioria dos quais ucranianos.
Rússia abateu 70 drones que visavam Moscovo
A Rússia abateu 70 drones ucranianos que visavam Moscovo na última noite, segundo o presidente da câmara da capital russa, Sergei Sobyanin. O ataque ocorre numa altura em que a Rússia recebe chefes da diplomacia e altos funcionários de cerca de cinquenta países africanos na cidade de Sochi, no sudoeste do país, para uma conferência ministerial.Este é um dos maiores ataques de drones contra a capital russa desde o início da ofensiva na Ucrânia, em 2022.
Segundo Sobyanin, os drones visaram principalmente os distritos de Ramenskoye e Domodedovo, a sul de Moscovo.
O ataque perturbou as operações nos aeroportos de Domodedovo e Zhukovsky, situados nas zonas afetadas, e os voos foram suspensos, segundo as autoridades aeroportuárias russas.
De acordo com os meios de comunicação social russos, o ataque com drones provocou um incêndio numa aldeia do distrito de Ramenskoye, onde várias casas terão ardido.
Anteriormente, o Ministério da Defesa russo tinha informado que 23 drones tinham sido abatidos sobre o território russo durante a noite: 17 sobre a região de Bryansk, três sobre Rostov, dois sobre Belgorod e um sobre a região de Kursk, parcialmente ocupada pelo exército ucraniano desde agosto passado.
A Rússia relata que abate drones ucranianos sobre o seu território quase diariamente, mas raramente têm como alvo a capital russa.
Em maio de 2023, duas aeronaves foram destruídas perto do Kremlin e, no mesmo ano, a zona comercial da cidade de Moscovo foi alvo de ataques de drones.
A Ucrânia alega que estes ataques são uma resposta aos bombardeamentos russos no seu território.
c/agências