Ataque ucraniano a refinaria russa na região de Rostov
A Ucrânia atacou o território russo com pelo menos 13 mísseis e 84 drones, provocando um incêndio numa refinaria de petróleo na região sul de Rostov que ardeu durante várias horas, anunciaram as autoridades russas esta quinta-feira.
O governador interino de Rostov, Yuri Slyusar, acrescentou que a Ucrânia atingiu a região com pelo menos 13 mísseis e dezenas de drones, provocando um incêndio na refinaria de petróleo de Novoshakhtinsk, que tem sido repetidamente alvo da Ucrânia.
Pelo menos uma pessoa ficou ferida durante o ataque, revelou Slyusars. O incêndio foi extinto na madrugada desta quinta-feira.
Por seu lado, o Ministério russo da Defesa afirmou na quinta-feira que os ataques com drones tentados por Kiev tinham sido “frustrados”.
Segundo Moscovo, a defesa aérea russa destruiu mais de 80 drones em todo o país, nomeadamente na região de Rostov.
Após a aprovação da administração do Presidente dos EUA, Joe Biden, a Ucrânia atacou a Rússia com seis ATACMS de fabrico americano em 19 de novembro e com mísseis britânicos Storm Shadow e HIMARS de fabrico americano em 21 de novembro.
O presidente russo, após estes ataques, disparou contra a Ucrânia, a 21 de novembro, um novo míssil balístico hipersónico de alcance intermédio conhecido como “Oreshnik”, ou Hazel Tree.
Também esta quinta-feira, ataques com mísseis russos danificaram edifícios residenciais e infraestruturas nas regiões ucranianas de Sumy e Dnipropetrovsk, segundo os militares ucranianos esta quinta-feira.
A Rússia usou dois mísseis balísticos Iskander-M e um míssil guiado Kh-59/69 no seu ataque, segundo a força aérea ucraniana.O ataque danificou infraestruturas, dois edifícios de apartamentos, um hospital e uma escola na região de Dnipropetrovsk, revelou o governador Serhiy Lysak. Segundo ele, não houve vítimas.
Outro ataque com mísseis na região nordeste de Sumy danificou nove residências particulares, disseram as autoridades regionais sem relatar quaisquer vítimas.
A Rússia também usou 85 drones para atacar a Ucrânia durante a noite, dos quais 40 não atingiram seus alvos e os outros 45 foram abatidos, acrescentou a força aérea.