Acordo de segurança entre Paris e Kiev promete reconstrução e apoio militar à Ucrânia

por Cristina Santos - RTP
O acordo bilateral define a ajuda humanitária e financeira a longo prazo, mas também a reconstrução e a assistência militar à Ucrânia. Reuters

A Presidência francesa anunciou que Emmanuel Macron recebe na sexta-feira Volodymyr Zelensky e ambos vão assinar um acordo que “segue os compromissos assumidos à margem da cimeira da NATO em Vilnius, em julho de 2023”.

A caminho da Alemanha e de França, vai ser em Paris que o presidente da Ucrânia vai assinar um acordo bilateral de segurança. O gabinete de Macron remete mais detalhes do acordo para uma conferência de imprensa do presidente francês.

Fontes da diplomacia francesa, citadas pela agência France Presse, sublinham que o acordo bilateral vai definir o quadro para a ajuda humanitária e financeira a longo prazo, mas também o apoio à reconstrução e a assistência militar à Ucrânia.
 
De acordo com dois diplomatas de Paris, Macron vai ainda anunciar um fundo de 200 milhões de euros para projetos civis a serem executados por empresas francesas.Paris não vai, no entanto, assumir compromissos financeiros específicos sobre entregas de armas, isto porque o tema teria que ser aprovado no Parlamento francês.
 
O presidente ucraniano vai ainda participar numa conferência em Munique, onde se espera que sejam divulgadas informações sobre um acordo com a Alemanha no que diz respeito também à segurança da Ucrânia.

Quase três anos depois da invasão russa, a última noite voltou a ser marcada por várias explosões em território ucraniano. A Rússia disparou pelo menos 26 mísseis e as forças da Ucrânia conseguiram anular metade destes ataques.

Tópicos
PUB