O Vilaverdense deu hoje uma prova de vida na II Liga ao vencer merecidamente no reduto do Leixões, que continua a depender de si, por 3-1, a três jornadas do fim do campeonato.
A formação de Vila Verde iniciou o jogo a saber que só a vitória lhe mantinha a esperança, ainda que remota, de fugir à despromoção, enquanto o Leixões precisava de confirmar o favoritismo do fator casa e capitalizar deslizes de Feirense e Oliveirense.
A formação de Matosinhos teve sempre mais bola, mas os forasteiros deram-se bem com isso, passando pelas transições a sua estratégia, que lhe rendeu a vantagem aos 14 minutos, numa finalização de André Soares.
A surpresa podia ter sido maior aos 31 minutos, mas Stefanovic revelou atenção e segurou, a dois tempos, o cabeceamento de João Caiado, respondendo o Leixões, pouco depois, com o tento do empate, num remate de ressaca, e feliz, de Simãozinho, em lance aparentemente inofensivo.
O Vilaverdense foi melhor em todo o segundo tempo e fez a diferença em dois momentos: Momo Sacko devolveu a vantagem aos forasteiros, aos 71 minutos, num cabeceamento após pontapé de canto, e Gonçalo Teixeira, aos 80, sentenciou o encontro, com um remate em ‘folha seca’ à entrada da área.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Vilaverdense, 1-3.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, André Soares, 14 minutos.
1-1, Simãozinho, 36.
1-2, Momo Sacko, 71.
1-3, Gonçalo Teixeira, 80.
Equipas:
- Leixões: Stefanovic, Paulinho, Danrlei, Léo Bolgado, Simãozinho, Adriano Amorim (Daniels, 58), Paulo Alves, Zag (Moshood, 81), Paulité (Vitó, 81), João Lima e Ricardo Valente (Avto, 58).
(Suplentes: Ricardo Moura, Rafael Vieira, João Oliveira, André Simões, Vitó, Moshood, Avto, Daniels e Bright).
Treinador: Carlos Fangueiro.
- Vilaverdense: Rogério Santos, Carlos Freitas, Bakari Konaté, Batista, Armando Lopes, Ericson (Momo Sacko, 67), Lénio, João Caiado (Laércio, 90+1), André Soares (Boubacar, 83), Bruno Silva (Sherwin, 90+1) e Gonçalo Teixeira.
(Suplentes: Carlos Paulo, Laércio, Momo Sacko, Rohun, Jude Burst, Ansu fati, Sherwin e Boubacar).
Treinador: Sérgio Teixeira.
Árbitro: Fábio Melo (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ericson (43), João Caiado (43), Léo Bolgado (45+1) e Bakary Konaté (54), Zag (65).
Assistência: 1.649 espetadores.