Vilar de Perdizes não espera facilitismos frente ao FC Porto

por Mário Aleixo - RTP
Vítor Gamito dá instruções aos seus jogadores Lusa

O treinador do Vilar de Perdizes, Vítor Gamito, disse ter noção da “dimensão da montanha” que irá escalar frente ao FC Porto, para a Taça de Portugal em futebol, mas garantiu que a equipa irá lutar pela passagem.

Ciente das dificuldades que vai encontrar no embate histórico com o FC Porto, da terceira eliminatória da Taça de Portugal, o técnico destacou que este será “especial” para a equipa da aldeia de Vilar de Perdizes, no distrito de Vila Real, garantindo que, apesar da ansiedade das últimas semanas, o plantel estará focado na luta pela continuidade na competição.

Um jogo superespecial para nós, o nosso maior adversário tem sido controlar a ansiedade desde o dia do sorteio até ao dia do jogo. São bastantes semanas em que temos de nos focar na melhor forma de podermos preparar o jogo”, frisou em conferência de imprensa.

O técnico transmontano acredita que o FC Porto irá cumprir o que denomina de “histórico” da equipa na Taça de Portugal, em especial nesta terceira ronda, a começar pelo “não facilitismo” de Sérgio Conceição.

No total desses jogos (da terceira eliminatória), o FC Porto apenas concedeu 13 cantos e quatro remates enquadrados aos seus adversários. Isto [espelha] bem a dimensão da montanha que vamos ter de escalar”, reiterou o técnico.

Embora acredite que a probabilidade de o Vilar de Perdizes conseguir avançar na competição seja ínfima, Vítor Gamito defendeu que a equipa tem de se “agarrar” aos “0,1 ou 1%” de hipóteses para conseguir ser competitiva dentro de campo.

Admirador confesso da exigência de Sérgio Conceição, Vítor Gamito acredita que o treinador dos "dragões" eleva a fasquia “de uma forma praticamente inalcançável”, mas quer ver os "guerreiros da raia" a lutar pela passagem à próxima fase da competição, destacando que o FC Porto não tem “100%” de hipóteses de vencer o confronto no municipal de Chaves.

“Obviamente que é um sonho (jogar com o FC Porto), sabemos que a probabilidade é remota (de passarmos a eliminatória), mas não consigo entrar em nenhum jogo que não seja para competir. Se toda a gente soubesse o resultado do jogo, não íamos ter o estádio lotado amanhã (sexta-feira)”, vincou.

A juntar a isto, Vítor Gamito destacou o caráter “bastante ofensivo” da sua equipa, garantindo que esta não irá descurar a baliza do adversário.

O Vilar de Perdizes, sexto classificado da Série A do Campeonato de Portugal, recebe o FC Porto, da I Liga, vencedor da Taça de Portugal por 19 vezes, a última em 2022/2023, em 20 de outubro, às 20h45, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

PUB