A União de Leiria obteve a primeira vitória na edição 2024/25 da II Liga ao vencer em casa do Portimonense por 3-0, resultado que premeia a melhor exibição dos forasteiros.
Os dois treinadores operaram ambos quatro mudanças, procurando retificar as exibições da primeira jornada, mas a União da Leiria, com um esquema muito maleável, mostrou-se mais sólida no primeiro tempo, marcando e desperdiçando as melhores ocasiões.
A formação de Filipe Cândido abriu o marcador na sequência de um canto, aos 16 minutos, com o médio argentino Lucho Vega a surgir sem marcação ao segundo poste, após um primeiro desvio, para rematar com sucesso.
Os forasteiros só não elevaram a contagem pouco depois, após erro de Vinicius Silvestre, porque Filipe Relvas cortou o remate de Jair da Silva na ‘hora h’, e D’avilla também ameaçou o 2-0 (40), contra um 'disparo' perigoso de Lucas Ventura para os algarvios (45+3).
Após o intervalo, o perigo manteve-se favorável aos leirienses - Juan Muñoz cabeceou à barra, após livre, aos 50 minutos –, o que obrigou Sérgio Vieira a mudar, abdicando do terceiro central para aumentar o contingente ofensivo.
As alterações não mudaram o panorama, com a União de Leiria a dominar a partida até final e a aumentar a diferença nos descontos, primeiro por Bura, na sequência de canto (90+4), e depois por Crystopher, num remate em jeito de fora da área (90+6).
Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão.
Portimonense – União de Leiria, 0-3.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Lucho Vega, 16 minutos.
0-2, Bura, 90+4.
0-3, Crystopher, 90+6.
Equipas:
- Portimonense: Vinicius Silvestre, Feliciano, Francisco Varela, Filipe Relvas, Paulo Vítor, Cláudio (Paulo Estrela, 22), Lucas Ventura, Seck (Tony, 46), Rui Gomes (Guga, 65), Sylvester Jasper (Ruan, 46) e Reymundo (Elijah Benedict, 70).
(Suplentes: Nakamura, Davis, Kelechi John, Paulo Estrela, Tony, Guga, Ruan, Diaby e Elijah Benedict).
Treinador: Sérgio Vieira.
- União de Leiria: Kieszek, Habib Sylla, Bura, Victor Rofino, Kaká (Tiago Ferreira, 70), Djé D’avilla, Arsénio (Crystopher, 70), Lucho Vega (Ryan Guilherme, 63), Jair da Silva, Marc Baró (João Resende, 85) e Juan Muñoz (Jordan van der Gaag, 70).
(Suplentes: Fábio Ferreira, Ryan Guilherme, Jordan van der Gaag, Zé Vítor, Crystopher, Tiago Ferreira, Diogo Amado, João Resende e Martim Ribeiro).
Treinador: Filipe Cândido.
Árbitro: Fábio Melo (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Marc Baró (51) e Tiago Ferreira (90+1).
Assistência: 1.634 espetadores.