O Tondela arrancou hoje um empate sofrido em casa do FC Porto B (1-1), num jogo da 16.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol que os portistas dominaram largamente.
O FC Porto B trepou do oitavo para o sétimo posto, com 23 pontos, e o Tondela subiu também um lugar na tabela classificativa, do 11.º para o 10.º, tendo agora 20 pontos.
A expressão muita parra a e pouca uva resume o que foi a primeira parte do FC Porto B, uma equipa pressionante, que teve mais bola, mais remates, mais cantos (cinco contra nenhum do opositor) e, apesar disso, não marcou.
O Tondela sentiu grandes dificuldades para ligar o seu jogo e atacar nesse período, em boa medida devido à pressão alta dos portistas e só já na ponta final é que conseguiu acercar-se da baliza adversária, mas não mais do que isso.
O segundo tempo começou com o Tondela a conseguir circular a bola como não se tinha visto até aí e depois com Wendel Silva a tentar surpreender Babacar Niasse com um ‘chapéu’ longo, pois o guarda-redes do Tondela tendia a adiantar-se bastante no terreno.
Strkalj chegou atrasado a um lançamento longo para as costas da defesa do FC Porto B aos 51 minutos, Zé Pedro fez um corte providencial quando Rafael Barbosa seguia isolado para a baliza do guarda-redes Runje (55) e Wendel Silva serviu Rui Monteiro, que ficou isolado, rematou e viu Babacar Niasse negar-lhe o golo com uma grande defesa (58).
Arcando conquistou o primeiro canto do Tondela aos 63 minutos e seguiu-se mais uma fase de intenso domínio portista. Babacar Niasse, que foi o melhor jogador em campo, adiou outra vez o golo portista com mais uma grande intervenção (64) e Rui Monteiro falhou nova ocasião aos 72.
A persistência do FC Porto B acabou por dar resultado aos 74 minutos, numa jogada trabalhada com paciência em que Rui Monteiro recebeu um cruzamento longo da esquerda para a direita, cruzou e Nilton Varela marcou à boca da baliza.
O Tondela não se ficou, Strkalj dispôs de uma ocasião de golo aos 77 minutos, mas rematou rente ao poste direito da baliza adversária, e a equipa ganhou novo canto aos 81.
O empate chegou no seguimento de uma jogada ‘tricotada’ em plena área do FC Porto B, cuja defesa foi um pouco passiva, com Strkalj a finalizar uma das poucas ocasiões de golo criadas pela sua equipa e a fazer, assim o resultado final de um jogo.
Jogo no Estádio Luís Filipe Meneses, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B – Tondela, 1-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Nilton Varela, 74 minutos
1-1, Strkalj, 85
Equipas:
- FC Porto B: Runje, Manafá, Romain Correia, Zé Pedro, João Mendes, João Marcelo, Rodrigo Fernandes (Luís Mota, 84) Rui Monteiro, Bernardo Folha, Nilton (Rodrigo Mora, 90+1) e Wendel Silva.
(Suplentes: Ivan, Abuashvili, Vinhas, Luís Gomes, Alfa Baldé, Rodrigo Mora e Luís Mota.)
Treinador: António Folha.
- Tondela: Babacar Niasse, Tiago Almeida, Manuel Hernando, Ricardo Alves (Simão, 78), Khacef, Arcanjo (Rúben Fonseca, 72), Jota, Pedro Augusto, Rafael Barbosa (Cuba, 90+1), Strkalj e Daniel dos Anjos.
(Suplentes: Jaan Tear, Alcobia, Rúben Fonseca, Dário Miranda, Cuba, Fajardo e Simão).
Treinador: Tozé Marreco.
Árbitro: Bruno Vieira (AF Beja).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Jota (35) e Bernardo Folha (76).
Assistência: 450 espetadores.