O clássico Sporting-FC Porto é o "prato forte" da quarta jornada da I Liga de futebol, antes do Benfica visitar o Rio Ave, em jogos que antecedem a fase de grupos das competições da UEFA.
No FC Porto, que vem de uma derrota em casa com o Marítimo (3-2), Alex Telles saiu para o Manchester United e Danilo para o Paris Saint-Germain e chegaram os reforços Nanu, Sarr, Grujic, Toni Martínez e Felipe Anderson, enquanto, também nos últimos dias do mercado, já após a terceira ronda, o Sporting assistiu ao regresso de João Mário e viu partir Wendel para o Zenit.
O clássico poderá promover a estreia de alguns, em contraponto às dúvidas no FC Porto em relação a Marchesín (lesão) ou Luís Díaz e Uribe (contacto com um caso covid-19), ou no Sporting em relação Feddal e Jovane Cabral, que treinam sob vigilância médica, e Eduardo Quaresma e Sporar, que efetuam tratamento devido a problemas físicos.
No jogo, os "dragões" estão pressionados após a derrota em casa com o Marítimo, que os deixou a três pontos do rival Benfica (com pleno de vitórias), enquanto o Sporting procura manter o registo cem por cento vitorioso, quando tem em atraso o jogo com o Gil Vicente.
Encarnados com deslocação difícil
O líder Benfica chega à ronda, e após a paragem para as seleções, à procura da quarta vitória, numa visita sempre difícil a Vila do Conde, frente a um Rio Ave nesta época treinado por Mário Silva e que ainda não venceu, somando três empates.
O Rio Ave (13.º), que no arranque de época levou o AC Milan às grandes penalidades e falhou por pouco a fase de grupos da Liga Europa, ainda não venceu no campeonato, com empates fora com Tondela e Famalicão, e em casa com o Vitória de Guimarães.
Cinco equipas sem vencer
Tal como os vila-condenses, Farense (18.º, só com derrotas), Tondela (17.º), Portimonense (16.º), Paços de Ferreira (15.º) e Boavista (14.º) ainda não venceram na edição 2020/21 da I Liga de futebol.
A jornada tem início no sábado com as visitas de Portimonense e de Tondela ao Marítimo (3.º) e ao Gil Vicente (9.º, com menos um jogo), respetivamente, a partir das 15h30, enquanto o Paços de Ferreira – que não será treinador Pepa, que testou positivo à covid-19 - recebe no domingo o Santa Clara (2.º), às 15h00, e o Boavista na segunda-feira o Vitória de Guimarães (8.º), às 20h15.
Será a estreia de João Henriques, que nas duas últimas épocas treinou o Santa Clara, à frente do Vitória de Guimarães, depois de o ex-futebolista internacional Tiago Mendes, que tinha em Guimarães a primeira experiência como treinador na Liga, "bater com a porta", apresentando a demissão.
Em outros jogos, o Sporting de Braga (12.º), com a possibilidade do regresso do argentino Gaitán, que tinha uma paragem por lesão estimada em quatro semanas, recebe no sábado o Nacional (6.º, ainda sem derrotas), e o Belenenses SAD (11.º) joga também em casa, mas no domingo com o Moreirense (7.º).
A ronda antecede as estreias europeias de FC Porto, na quarta-feira na Liga dos Campeões em casa do Manchester City, e de Benfica e Sporting de Braga na quinta-feira na Liga Europa, com as "águias" em casa dos polacos do Lech Poznan, e os arsenalistas em Braga com o AEK Atenas.
Programa da quarta jornada:
- Sábado, 17 out:
Marítimo – Portimonense, 15h30.
Sporting de Braga – Nacional, 18h00.
Sporting – FC Porto, 20h30.
- Domingo, 18 out:
Belenenses SAD – Moreirense, 15h00.
Farense – Famalicão, 17h30.
Rio Ave – Benfica, 20h00.
- Segunda-feira, 19 out: