Última Hora
Apagão. Corte de energia elétrica atinge Portugal de norte a sul e vários países europeus

Sporting e Rio Ave jogam "meia" da Taça

por Mário Aleixo - RTP
Os "leões" partem como favoritos mas... taça é taça José Sena Goulão - Lusa

Sporting e Rio Ave começam a lutar pela presença na final da Taça de Portugal de futebol de 2024/25, esta quinta-feira, num embate entre primodivisionários na primeira mão das meias-finais.

Líderes da I Liga, em igualdade pontual com o rival lisboeta, os "leões" recebem no estádio José Alvalade a equipa vila-condense, 12.ª classificada, a partir das 20h15, com arbitragem de António Nobre.

O Sporting é o terceiro clube com mais títulos, com 17 troféus, atrás de Benfica (26) e FC Porto (20, entre os quais os das últimas três épocas), mas já não vence a prova desde 2019, enquanto o Rio Ave tem como melhor desempenho na Taça de Portugal duas presenças na final, ambas perdidas.

Numa fase da temporada em que os jogos a meio da semana são mais raros, o treinador leonino Rui Borges negou a possibilidade de gestão do plantel: "Jamais poderemos facilitar", disse, em antevisão.

Ainda assim, não será de todo surpreendente que nomes como Geny, Harder ou até Esgaio somem mais minutos do que tem acontecido. Hjulmand é um regresso de peso, numa altura em que Pote e Morita ainda são baixas

Do lado vilacondense há menos necessidade de gestão, assim como menos opções que a permitam. O próprio técnico Petit salientou que "não há cansaço", na antevisão, num jogo em que terá Clayton Silva de volta às opções, após suspensão.

"Queremos muito, mas mesmo muito, chegar ao Jamor", disse também o treinador do Rio Ave, constatando de certa forma o óbvio. 

O jogo da segunda mão realiza-se no estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, que será a casa emprestada do Rio Ave até ao final da época, em dia e hora a designar, apesar de estar previsto para 23 de abril.

PUB