O campeão Sporting mostrou-se ao melhor nível na visita ao Nacional da Madeira (6-1), em jogo da segunda jornada da I Liga, enquanto o Benfica somou a primeira vitória ante o Casa Pia (3-0).
Nigel Thomas ainda empatou, aos 36, mas rapidamente Trincão encontrou o caminho para o 2-1, acabando por ‘bisar’ no segundo tempo, aos 57, com dois golos também do ‘inevitável’ sueco Gyökeres (51 e 76), o primeiro de grande penalidade, a engordarem a contagem.
No lugar do lesionado Hjulmand, Daniel Bragança acabou por envergar a braçadeira de capitão e também ele marcou, aos 66 minutos, num dia negativo para os ‘alvinegros’, regressados ao primeiro escalão e para já com um ponto ao cabo de duas rondas.
Já os ‘verdes e brancos’ juntaram-se ao FC Porto, que tinha vencido em casa do Santa Clara na sexta-feira por 2-0, no topo, com seis pontos.
No Estádio da Luz, e depois da derrota com o Famalicão (2-0), as ‘águias’ entraram pressionadas para levar de vencida o Casa Pia, com uma primeira parte ‘de nervos’ a adensar as dúvidas quanto à equipa, muito contestada desde início.
Foi preciso esperar até aos 70 minutos para o ‘reforço’ grego Vangelis Pavlidis abrir a conta pessoal no emblema ‘encarnado’, seguindo-se golos do substituto Tiago Gouveia, aos 80, e do norueguês Aursnes, aos 90, tranquilizando a massa adepta e o treinador Roger Schmidt.
Se o Benfica somou os primeiros pontos depois da derrota inaugural, os ‘gansos’ continuam sem conseguir qualquer ponto em 2024/25.
Quem também conseguiu vencer pela primeira vez esta época foi o Rio Ave, que tinha perdido ante o Sporting (3-1) na ronda inaugural, e hoje bateu em casa o Farense, ainda sem conseguir somar pontos.
Um golo do defesa brasileiro Patrick William fez a diferença para os vila-condenses, aos 32 minutos, dando os primeiros três pontos à equipa de Luís Frade e deixando os algarvios na cauda da tabela.
No domingo, o Boavista é uma das equipas que pode igualar ‘dragões’ e ‘leões’ na frente, recebendo o Sporting de Braga (20:30), que procura a primeira vitória, assim como o Vitória de Guimarães, que é visitado pelo Estoril Praia (18:00).
Também o Moreirense pode chegar aos seis pontos, se levar de vencida o Arouca, pelas 15:30.
A segunda jornada termina na segunda-feira, com o Estrela da Amadora-Famalicão.
(Com Lusa)