Na quarta feira, um FCPorto debilitado procura ganhar vantagem frente ao Rio Ave, rumo à final da Taça de Portugal de futebol, enquanto que amanhã o Desportivo de Chaves (Honra) tentará surpreender a Naval.
O treinador Jesualdo Ferreira tem a missão de recuperar desportiva e animicamente o seu grupo de trabalho, recentemente privado de mais dois futebolistas, por lesão, no caso Varela e Mariano.
Depois de épocas sucessivas de êxitos, os tetracampeões nacionais vivem o pior momento dos últimos anos, mas Jesualdo Ferreira, cada vez mais contestado no Dragão, quer reeditar o sucesso na Taça de Portugal do ano passado, precisando para já de um bom resultado na primeira mão das meias finais.
O Rio Ave, 10.º classificado na Liga, ambiciona chegar à Liga Europa através da Taça de Portugal, necessitando afastar um rival mais forte: o facto da eliminatória ser a duas mãos prejudica habitualmente os mais fracos, mas o mau momento do FC Porto permite ao conjunto vilacondense sonhar.
Até hoje, os dragões dominam os confrontos directos com o Rio Ave na Taça de Portugal com o pleno de seis triunfos, sendo que já por uma vez se encontraram na final, em 1883/84, com o FC Porto a triunfar por 4-1.
Em Chaves, o Desportivo tem sido a grande surpresa da prova - nos quartos eliminou o Paços de Ferreira fora - e está apostado em ser a primeira equipa transmontana a chegar à final da Taça.
A época corria de feição aos flavienses, que chegaram a andar no quinto lugar da Liga de Honra, mas depois a equipa precipitou-se num conjunto de maus resultados, que a levaram até ao 14.º e antepenúltimo lugar, em igualdade com o 15.º da Liga de Honra.
Este cenário levou à saída do treinador Nuno Pinto, substituído na passada semana por Manuel Tulipa, que vai fazer a sua estreia precisamente frente à Naval, um estímulo adicional para os transmontanos.
O conjunto da Figueira da Foz, oitavo classificado na Liga, recolhe o natural maior favoritismo e tem uma oportunidade única de chegar à final, ambicionando ainda uma inédita presença na Liga Europa.
Augusto Inácio, que falhou a conquista da Taça quanto era treinador do Sporting 1999/00, na finalíssima frente ao FC Porto, procura conquistar um troféu que ainda não saboreou enquanto técnico.
Programa das meias finais:
Terça feira
Desportivo de Chaves - Naval (18h15)
Árbitro: Paulo Costa, auxiliado por Bertino Miranda, João Santos e Pedro Miguel Maia
Quarta feira
Rio Ave - FCPorto (20h15)
Árbitro: Artur Soares Dias, auxiliado por José Cardinal, Rui Tavares e Raul Valega
Segunda mão
13 de Abril
Naval - Desportivo de Chaves (20h15)
14 de Abril
FCPorto - Rio Ave (20h45)
(c/Lusa)