O Penafiel recebeu e venceu hoje o Leixões, por 3-1, regressando às vitórias e à liderança provisória da II Liga de futebol, na 14.ª jornada, tendo selado o resultado final já em período de compensação.
Com este resultado, os anfitriões responderam ao expressivo desaire da última jornada, diante do Feirense (3-0) e subiram à primeira posição, ainda que à condição, com 28 pontos, esperando o resultado do Tondela, que recebe o Portimonense no domingo, e que soma 27.
Já o Leixões aumenta para quatro o número de jogos consecutivos sem vencer e complica as perspetivas de aproximação aos lugares de subida, ocupando atualmente o oitavo lugar, com 19 pontos, cinco abaixo do terceiro.
Os jogadores penafidelenses tiveram um arranque concentrado na partida, consubstanciado pelo golo inaugural de Ewerton, aos 12, a partir de um pontapé de canto de Tiago Rodrigues, em que Rúben Pereira ainda desvia o esférico de cabeça para o surgimento e finalização do médio brasileiro.
Com dificuldades de reação, os 'bebés do mar' consentiram novo golo, desta feita por Gabriel Barbosa, aos 34, com o possante dianteiro a aproveitar uma boa assistência de Zé Leite, que o deixou isolado frente ao guarda-redes Dani Figueira, de modo a fazer o 2-0.
O Leixões foi crescendo na partida, sobretudo nos segundos 45 minutos, e reduziu pelo recém-entrado Rafael Martins, aos 71, após erro de Rúben Pereira em zona proibitiva que deixou o avançado com todas as condições para, com frieza, atirar para o fundo das redes.
Os visitantes foram 'empurrando' o Penafiel para o seu último terço defensivo, mas, numa fase em que já faltava algum discernimento, no terceiro minuto de compensação, Paulinho fez uma entrada muito dura sobre Zé Leite que lhe valeu o vermelho direto.
Em superioridade numérica, os penafidelenses estabeleceram o resultado final em 3-1, após uma transição com grande arrancada pela direita de Hélder Suker, que finalizou com um remate cruzado, quando passavam seis minutos do tempo regulamentar.
Os ânimos exaltaram-se nos festejos do terceiro tento dos anfitriões com o autor do golo e, do lado do Leixões, Hugo Basto, a verem o segundo cartão amarelo e a serem ambos expulsos, com a partida a terminar pouco depois.