Cristiano Ronaldo e Nani são os únicos futebolistas portugueses hoje nomeados para receber a Bola de Ouro FIFA de 2011, com José Mourinho e André Villas-Boas a serem candidatos ao prémio de melhor treinador do Mundo.
No último ano, na primeira edição da Bola de Ouro FIFA, Ronaldo ficou fora do pódio, atrás do argentino Lionel Messi e dos espanhóis Xavi e Andres Iniesta, todos do FC Barcelona.
Com um ano de 2011 muito positivo no Manchester United, Nani estreia-se nos nomeados para o prémio de melhor do Mundo.
Entre os treinadores, apesar de só ter ganhado a Taça do Rei de Espanha, José Mourinho, do Real Madrid, manteve-se nos nomeados para o prémio de melhor treinador do Mundo, cuja primeira edição venceu em 2010.
Com a vitória na Liga Europa, na Liga portuguesa, na Taça de Portugal e na Supertaça ao serviço do FC Porto, André Villas-Boas, atualmente no Chelsea, também está entre os 10 treinadores nomeados.
A Espanha é o país mais representado na lista de 23 jogadores nomeados, com sete atletas, sendo que 13 futebolistas jogam na Liga Espanhola e mais três saíram para outros países no início da temporada.
Vencedor da Liga dos Campeões e da Liga Espanhola, o FC Barcelona é o clube mais representado, com oito jogadores e o treinador Pep Guardiola, enquanto o Real Madrid tem cinco futebolistas na lista e José Mourinho.
Sem qualquer jogador italiano entre os nomeados e com Wayne Rooney a ser o representante inglês, o brasileiro Neymar, do Santos, é o único futebolista na lista que não atua na Europa.