O Nacional recebe o FC Porto, esta sexta-feira, a partir das 18h00, em jogo da 17.ª jornada do campeonato da I Liga de futebol, no Estádio da Madeira, com arbitragem de Tiago Martins.
Perante o 15.º classificado, que não vence há três encontros – incluindo o final do encontro com o Benfica, interrompido precisamente pelo nevoeiro -, os "dragões" procuram a quarta vitória consecutiva na prova e o quarto encontro sem sofrer golos.
Em caso de triunfo, o conjunto orientado por Vítor Bruno ascende para o topo - ainda que, sob forma provisória -, não obstante, do lado madeirense, vive uma equipa que - a jogar em casa - apenas perdeu contra Benfica, Sporting e SC Braga.
Em cima disso, Tiago Margarido procura dar uma resposta imediata face à série de maus resultados: apenas um triunfo nos últimos sete jogos.
O técnico dos alvinegros deverá fazer regressar Zé Vítor ao "onze" titular, assim como deverá mexer na baliza: Lucas França saiu com queixas de Vila do Conde e Encarnação - deu uma boa resposta contra o Rio Ave -, poderá ser aposta.
No meio campo, o trio (Soumaré, Bruno Costa e Luís Esteves) deverá ser uma das principais armas de Margarido que terá pela frente, um meio campo desfalcado.
Nos azuis e brancos Nico González, uma das principais figuras da temporada portista, está de fora (castigo) e Vítor Bruno terá de decidir: Vasco Sousa - opção mais óbvia pelas qualidades semelhantes a Nico, nomeadamente na capacidade de quebrar linhas em posse -, Alan Varela (jogador com maior estatuto) ou André Franco (embora não seja a posição de raíz, jogou a um nível elevado contra o Boavista).