O Sporting procura hoje consolidar a liderança da I Liga de futebol, ao receber o Santa Clara, sensacional quarto classificado, em jogo da 12.ª jornada, que marca a estreia no campeonato de João Pereira como treinador dos 'leões'.
João Pereira, que substituiu Ruben Amorim, novo treinador dos ingleses do Manchester United, estreou-se no comando técnico ‘leonino’ com uma goleada por 6-0 sobre o Amarante, para a Taça de Portugal, mas perdeu na terça-feira de forma igualmente categórica, por 5-1, perante o Arsenal, para a Liga dos Campeões.
O Sporting tentará colocar sob pressão os rivais na luta pelo título, que já estão a distância considerável: o FC Porto, segundo colocado, com menos seis pontos, fecha a ronda na segunda-feira, ao receber o Casa Pia (nono), enquanto o Benfica, terceiro, a oito pontos do rival lisboeta (com menos um jogo disputado), visita no domingo o Arouca (16.º).
Apesar de ocupar o quarto lugar e reclamar o estatuto de equipa sensação da temporada, o Santa Clara perdeu as três últimas partidas fora de casa, com Benfica, Moreirense e Nacional, e o jogo no estádio José Alvalade, com início às 20:30, não parece ser o ideal para inverter a tendência.
Os restantes encontros agendados para hoje oferecem um confronto entre duas equipas em luta pela fuga aos últimos lugares, entre Nacional (17.º e penúltimo posicionado) e Boavista (14.º), e outras duas do meio da classificação, que opõe Rio Ave (10.º) a Moreirense (oitavo).
Na abertura da jornada, o Farense venceu o Estrela da Amadora por 1-0, num duelo entre ‘aflitos’ que foi decidido pelo golo do espanhol Poveda.