O líder Benfica procura manter o percurso 100% vitorioso no arranque da temporada, numa oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol em que os dois principais perseguidores - FC Porto e Sporting de Braga - se defrontam.
Considerado habitualmente um campo difícil para todos os adversários, o Estádio D. Afonso Henriques tem sido um bom recinto para as "águias", que venceram nas últimas sete visitas e não perdem há 10 temporadas.
Com um início de temporada inconstante, o Vitória, que não perde há dois encontros, ocupa o nono lugar, com 10 pontos.
Ainda invicto como o Benfica e com apenas um empate na estreia no campeonato frente ao Sporting (3-3), o Sporting de Braga está a fazer um grande arranque de temporada, a apenas dois pontos dos encarnados, visitando um errante FC Porto, que vem de um empate em casa do Estoril Praia (1-1) e de uma derrota pesada na "Champions" (4-0 em casa com o Club Brugge).
Com o melhor ataque da prova (23 golos), o clube minhoto terá o grande teste da temporada em casa do FC Porto, terceiro a cinco pontos da liderança e que não sabe se poderá contar com três titulares indiscutíveis (Pepe, Otávio e Uribe).
Em 66 encontros em casa para o campeonato, os "dragões" venceram 54 vezes, empataram oito e perderam quatro, o último em 2019/20.
"Leões" sem margem de erro
Na abertura da ronda, igualmente na sexta-feira, o Sporting, no oitavo lugar, a já 11 pontos do Benfica, recebe o Gil Vicente, 10.º classificado, procurando regressar aos triunfos após a derrota em casa do Boavista (2-1), na última ronda.
O treinador dos "leões", Rúben Amorim, poderá ter dificuldades para formar a defesa, uma vez que Coates, St. Juste, Porro e Neto estão em dúvida, devido a problemas físicos, frente a um Gil Vicente que apenas venceu uma vez em Alvalade (2002/03).
A fazer um excelente início de temporada, o Boavista, quarto posicionado, até pode entrar no pódio, caso o FC Porto não vença o Sporting de Braga e os "axadrezados" se imponham ao Famalicão.
O conjunto minhoto, que ocupa o 16.º lugar, de acesso ao "play-off" de manutenção, vai estrear o treinador João Pedro Sousa, que regressa a Famalicão para substituir Rui Pedro Silva, despedido após três derrotas seguidas.
Igualmente a fazer um bom começo de época, o Portimonense, quinto posicionado, em igualdade com o Boavista, visita o Vizela, 14.º classificado.
O surpreendente Casa Pia, recém-promovido e no sexto lugar, fecha a ronda em casa do lanterna-vermelha Marítimo, única equipa ainda sem pontos esta temporada.
Tal como os madeirenses, também o Paços de Ferreira, 17.º posicionado, ainda não venceu esta época e soma apenas um ponto, recebendo no domingo o Arouca, 11.º e que não triunfa há quatro encontros.
Motivado pelo empate em casa com o FC Porto, o Estoril Praia, sétimo posicionado, visita no sábado o Desportivo de Chaves, 12.º e que vem de duas derrotas, enquanto Rio Ave (13.º) e Santa Clara (15.º) tentam regressar aos triunfos no domingo.
Programa da oitava jornada:
- Sexta-feira, 30 set:
Sporting - Gil Vicente, 19h00
FC Porto - Sporting de Braga, 21h15
- Sábado, 1 out:
Vizela – Portimonense, 15h30
Desportivo de Chaves - Estoril Praia, 18h00
Vitória de Guimarães – Benfica, 20h30
- Domingo, 2 out:
Rio Ave - Santa Clara, 15h30
Paços de Ferreira – Arouca, 18h00
Famalicão – Boavista, 20h30
- Segunda-feira, 3 out:
Marítimo - Casa Pia, 20h15