I Liga. Benfica empenhado em consolidar a liderança em Guimarães

por Mário Aleixo - RTP
Seferovic e Pedro Henriques em luta num duelo que poderá repetir-se esta noite Octávio Passos-Lusa

O Benfica visita o Vitória de Guimarães, este sábado, no regresso da I Liga de futebol após a paragem entre Natal e Ano Novo, com o líder a querer ganhar e tirar proveito do clássico entre Sporting e FC Porto de domingo.

As "águias" entram em campo na 15.ª jornada (20h30), num duelo que lhes tem sido francamente favorável em Guimarães, com seis triunfos consecutivos desde 2016 e um último empate em 2014/15, num jogo que valeu o título.

A equipa de Bruno Lage chega ao jogo na liderança da I Liga, com mais quatro pontos do que o FC Porto, enquanto o Vitória de Guimarães, de Ivo Vieira, segue em quinto lugar, a três pontos do Famalicão, quarto.

As duas equipas preparam-se para apresentar os melhores "onzes" do momento e só não contam os lesionados: Jhonatan, Wakaso, Joseph e Ola John (no V. Guimarães), Jadel, Rafa e Jota (no Benfica).

Na conferência de imprensa de anteisão da partida o treinador dos minhotos, Ivo Vieira, disse que tirar a bola ao adversário e manter a identidade da equipa são os condimentos para ao conquista dos três pontos.



Também no lançamento da partida o técnico dos lisboetas, Bruno Lage, fez questão de elogiar o adversário e dizer que só um Benfica muito competente pode anular o poderio dos vimaranenses.



Em Guimarães, o Benfica procura manter o registo 100 por cento (%) vitorioso fora de casa e colocar pressão ao FC Porto (2.º), que no domingo visita o Sporting (3.º) em Alvalade, onde não vence desde 2008, há 14 jogos.

O relato do jogo é na Antena 1 com o jornalista Fernando Eurico, a reportagem de Paulo Vidal e os comentários de Vítor Martins.

Mais três jogos

Em outros jogos deste sábado na I Liga, o Boavista, nono classificado estreia, em casa diante do Portimonense (16.º), o treinador Daniel Ramos, que substitui Lito Vidigal, e o Sporting de Braga, que visita o Belenenses, contará com Rúben Amorim, depois de rescindir com Ricardo Sá Pinto.

Também hoje na I Liga, o 18.º e último classificado, o Desportivo das Aves, recebe o Santa Clara, que não vence há sete jornadas, há mais de três meses, desde o triunfo em casa com o Gil Vicente, em 29 de setembro, por 1-0.

Programa da 15.ª jornada:

- Sábado, 4 jan:

Desportivo das Aves - Santa Clara, 15h30.

Boavista - Portimonense, 15h30.

Belenenses - Sporting de Braga, 18h00.

Vitória de Guimarães - Benfica, 20h30.

- Domingo, 5 jan:

Paços de Ferreira - Moreirense, 15h00.

Tondela - Gil Vicente, 15h00.

Rio Ave - Marítimo, 15h00.

Sporting - FC Porto, 17h30.

Famalicão - Vitória de Setúbal, 20h00.




PUB