O líder Benfica defende segunda-feira no Bessa o seu estatuto de única equipa 100% vitoriosa na I Liga portuguesa de futebol, num jogo da sexta jornada para o qual poderá partir atrás do rival Sporting.
Caso o conjunto de Rúben Amorim some o quinto triunfo em seis jogos - só não ganhou na receção ao campeão FC Porto (2-2) -, o Benfica terá de vencer para se manter isolado e sabe que, perdendo, deixará o Sporting sozinho na frente.
Independentemente dos resultados dos adversários, a formação de Jorge Jesus mede forças com o Boavista, no encerramento da ronda, a partir das 21h00 de segunda-feira, com o objetivo de somar o sexto triunfo em seis jogos.
O Benfica começou por golear em Famalicão por 5-1, depois venceu na Luz o Moreirense (2-0) e o Farense (3-2), triunfou de forma clara em Vila do Conde, face ao Rio Ave (3-0), e ganhou ainda o dérbi lisboeta com o Belenenses SAD, em casa (2-0).
Por seu lado, os "axadrezados" surgem mais descansados, mas "afundados" no 17.º e penúltimo lugar, ainda sem vitórias, com três empates, todos fora, e duas derrotas, nos dois jogos caseiros, frente a FC Porto (0-5) e Vitória (0-1).
Face a estes resultados, o técnico Vasco Seabra começa a ficar "tremido", até face ao investimento feito, em jogadores de nomeada, entre eles o médio espanhol Javi Garcia, que falha o reencontro com o Benfica por ter sido expulsão em Famalicão.
Os "leões", que a meio da semana colocaram as contas em dia com um trabalhado triunfo por 3-1 na receção ao Gil Vicente, vão dar tudo, certamente, para conseguirem, ainda que à condição, saltar para o primeiro lugar da tabela classificativa.
"Dragões" obrigados a ganhar
Nas duas últimas deslocações, os "dragões" estiveram a vencer, mas só conseguiram empatar em Alvalade (2-2) e perderam na casa do poderoso Manchester City (1-3), só que, desta vez, as dificuldades não serão as mesmas.
Após cinco rondas, o Paços de Ferreira soma os mesmos cinco pontos do Tondela e é 14.º colocado, sendo que, em casa, perdeu por 2-0 com o Sporting e venceu o Santa Clara por 2-1, no que é o seu único triunfo na competição.
Braga e dérbi madeirense
Destaque ainda para o dérbi da Madeira, o grande encontro de sábado, pelas 20h30, com o Marítimo a receber o regressado Nacional. Há dois anos, em 31 de março de 2019, a equipa da casa venceu por 3-2, num jogo com três penáltis.
Nos outros embates do dia, o Moreirense, quinto colocado, desloca-se ao reduto do Rio Ave, oitavo, com dois pontos a separá-los, enquanto o Belenenses SAD, 15.º, é anfitrião do lanterna-vermelha Farense, que só conta um ponto.
No domingo, e antes do embate de Alvalade, o Portimonense é anfitrião do Santa Clara e o Gil Vicente atua em casa perante o Vitória.
Programa da sexta jornada:
- Sexta-feira, 30 out:
Paços de Ferreira - FC Porto, 20h30
- Sábado, 31 out:
Belenenses SAD – Farense, 15h30
Rio Ave – Moreirense, 18h00
Marítimo – Nacional, 20h30
- Domingo, 1 nov:
Portimonense - Santa Clara, 15H00
Gil Vicente - Vitória de Guimarães, 17h30
Sporting – Tondela, 20h00
- Segunda-feira, 2 nov:
Sporting de Braga – Famalicão, 18h45
Boavista – Benfica, 21h00