Gil Vicente e Vitória correm pelos pontos

por Mário Aleixo - RTP
"Galos" e "conquistadores" prometem mais um duelo animado Hugo Delgado - Lusa

Gil Vicente e Vitória de Guimarães abrem esta sexta-feira a 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, em jogo com preocupações distintas, os gilistas na luta pela manutenção e os vimaranenses perto do quinto lugar.

A seis jornadas do final do campeonato, a formação de Barcelos ocupa o 14.º lugar, com os mesmos 26 pontos do Estrela da Amadora (15.º) e mais três em relação ao AFS (16.º), a equipa que está no lugar de acesso ao play-off de manutenção.

Em contraponto, o Vitória de Guimarães afirmou-se ainda mais na luta pelo quinto lugar, depois de na última jornada ter vencido o Santa Clara (quinto) e ter ficado a apenas um ponto do emblema açoriano.


Na antevisão à partida, o treinador dos vimaranenses,Luís Freire, destacou os bons apontamentos do coletivo: "A equipa tem correspondido bem. Mostra-se ambiciosa, a querer muito chegar ao quinto lugar. Depois da prestação na Conference League, chegar ao quinto lugar é um objetivo grande para este grupo e uma afirmação do clube". 

O técnico dos gilistas, César Peixoto, enfatizou os ingredientes necessários para o sucesso no próximo embate: "Temos de ser uma equipa organizada durante todo o jogo, sabendo bem os timings de pressão e sem dúvidas no que temos de fazer. Precisamos de estar fortes e combativos, sobretudo nas segundas bolas e nos duelos".

Na primeira volta, o Vitória de Guimarães ainda contava com o treinador Rui Borges, que, entretanto, assinou pelo Sporting, e viria a ser substituído por Daniel Sousa, que, por sua vez, também saiu dos vimaranenses, entrando em janeiro Luís Freire.

Do lado dos gilistas, que perderam por 2-0 na visita ao Dom Afonso Henriques, o treinador era Bruno Pinheiro, despedido em fevereiro, entrando para o seu lugar César Peixoto, depois de José Pedro Pinto ter sido interino em dois jogos.

O jogo de hoje entre Gil Vicente e Vitória e Guimarães tem início marcado para as 20h15, em jogo que terá arbitragem de Ricardo Baixinho.

PUB