As melhores jogadoras e equipas de futsal e futebol feminino na temporada 2023/2024 em Portugal foram hoje distinguidas na Gala das Campeãs, que incluiu um reconhecimento especial ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.
Perante uma plateia composta por centenas de convidados, entre os quais jogadoras, treinadores e representantes de equipas que competem em todas as divisões de futebol e futsal femininos em Portugal, o presidente da FPF salientou a evolução registada na última década no nosso país, estipulando ainda objetivos concretos para os próximos anos.
“Quando constituímos a equipa para estar à frente da Federação Portuguesa de Futebol tinha de ter uma mulher e em boa hora escolhemos a Mónica Jorge. Na Escola Superior de Rio Maior, ela desenvolveu um plano estratégico há 10 anos”, revelou o máximo dirigente federativo.
A cumprir o seu último mandato na presidência da FPF, Fernando Gomes anuncia ainda um objetivo para os próximos anos.
"Há 10 anos, tínhamos pouco mais de cinco mil atletas, hoje, à data, temos mais de 19 mil e nesta época desportiva, relativamente à época anterior, estamos a crescer 40% e estamos a desenvolver um plano estratégico, 2020/2030, para que nessa data cerca de 75 mil mulheres, raparigas e meninas pratiquem futebol feminino em Portugal”, informou.
O evento, que teve lugar no Salão Preto e Prata, no Casino Estoril, distinguiu jogadoras em foco como a internacional portuguesa Kika Nazareth com o prémio de melhor jogadora da temporada, declarando-se "emocionada" pela conquista de um "prémio coletivo" sobre o qual "podia estar horas a falar”, mas terminaria “sempre a agradecer".
Filipa Patão foi uma das mais premiadas da noite, tendo recebido dois galardões, os Prémios Mérito e Melhor Treinadora, Olivia Smith recebeu o prémio de melhor jogadora jovem, e o melhor onze foi composto por Hannah Seabert, Ana Borges e Olivia Smith (Sporting), Carole Costa, Christy Ucheibe, Lúcia Alves, Andreia Faria, Andreia Norton e Kika Nazareth (Benfica), Beatriz Cameirão (Damaiense, transferida para o Benfica em 24/25) e Telma Encarnação (Marítimo, transferida para o Sporting em 24/25).
Na gala, foram também entregues as distinções Inclusão Social, recebida pelo projeto Fut4Women, sediado no Estoril Praia, Inspiração, entregue à judoca Patrícia Sampaio e às atletas paralímpicas Cristina Gonçalves e Carolina Duarte.
No que respeita ao futsal, o Melhor cinco inicial é composto por Ana Catarina, Maria Pereira e Janice Silva (Benfica), Dinha (Santa Luzia) e Lídia Moreira (Novasemente). Janice Silva foi distinguida como Melhor Jogadora, Catarina Lopes e Ricardo Rodrigues (Novasemente) foram distinguidos como Melhor Jovem e Melhor Treinador, respetivamente.
Por fim, o Prémio Campeãs da Liga foi entregue ao Benfica, atual campeão nacional.