FC Porto e Benfica apresentam-se na final da Taça da Liga, facto inédito nesta 3ª edição da prova. O Benfica tente revalidar o troféu conquistado no ano passado e, caso vença, será também o 1º título da carreira de Jorge Jesus.
Vencer é o desejo de ambas as equipas, numa rivalidade em que o desempenho nos relvados tem sido, sem dúvida, bem diferente de outras épocas.
O Benfica, moralizado, ambiciona conquistar o primeiro título da época, depois de ter ganho quinta feira em Marselha (2-1) e garantido um lugar nos quartos de final da Liga Europa.
Na Liga, o "onze" de Jorge Jesus segue também na liderança do campeonato, a prioridade da época, três pontos à frente do Sporting de Braga, que recebe sábado, pelo que o técnico benfiquista pode poupar alguns jogadores.
O FC Porto, agora sem Varela, que foi operado ao perónio, chega ao Algarve muito desfalcado, e tenta salvar uma época em que quase nada correu bem.
Mesmo assim, o FC Porto já conquistou um título na presente temporada, a Supertaça, depois de vencer o Paços de Ferreira.
O castigado Hulk e o lesionado Mariano também não vão estar no Algarve. Helton e Farias não foram convocados.
O Benfica, então orientado pelo espanhol Quique Flores, venceu em 2008/2009
a final da segunda edição da prova, sucedendo ao Vitória de Setúbal, ambos
com triunfos na "lotaria" das grandes penalidades sobre o Sporting.
O embate entre os "encarnados" e os "dragões" está marcado para as 19:15,
no Estádio do Algarve, com arbitragem do portuense Jorge Sousa.