FC Porto e Benfica lutam na sexta-feira pela liderança da I Liga de futebol, num clássico da 10.ª jornada em que os atuais campeões nacionais vão tentar impor a primeira derrota da temporada aos encarnados.
A equipa de Sérgio Conceição necessita de vencer para se colar aos encarnados no comando da I Liga, enquanto a formação do alemão Roger Schmidt, que vai viver o seu teste mais difícil a nível interno até agora, poderá reforçar o estatuto de principal candidato ao título.
Um triunfo do FC Porto poderá também beneficiar o Sporting (campeão em 2020/21 e vice em 2021/22), que nesta jornada recebe o Casa Pia, no sábado, a uns surpreendentes nove pontos do primeiro lugar e do eterno rival lisboeta, na sexta posição.
Do lado do FC Porto, o capitão Pepe é baixa quase certa, devido a lesão, enquanto no Benfica o brasileiro David Neres está em dúvida, também devido a problemas físicos.
Além do técnico Roger Schmidt, o jovem central António Silva, de 18 anos, em destaque neste arranque de temporada, também irá viver uma verdadeira prova de fogo na defensiva encarnada.
No Dragão, para o campeonato, a equipa de Sérgio Conceição tem sido demolidora, com quatro vitórias em quatro jogos, incluindo um 3-0 ao Sporting, e um registo de 15 golos marcados e apenas dois sofridos.
Por seu lado, fora de Lisboa, o Benfica tem sido bem mais pragmático do que os jogos em casa, com três triunfos, um empate e nenhum golo sofrido, embora apenas tenha marcado cinco. Na Luz, a equipa de Schmidt, além de somar só triunfos, marcou também 18 tentos em cinco encontros.
Benfica, primeiro classificado com 25, e FC Porto, segundo a três pontos, disputam a liderança da I Liga, na sexta-feira, a partir das 20h15, em jogo da 10 jornada, no Estádio do Dragão, no Porto.