FC Porto B recupera liderança da II Liga e Chaves o segundo lugar
O FC Porto B regressou este domingo à liderança da II Liga portuguesa de futebol, que perdera, provisoriamente, para o Feirense, e o Desportivo de Chaves recuperou o segundo lugar, após a realização da 35.ª jornada.
Por seu lado, a Oliveirense, lanterna-vermelha da prova, 'afunda-se' cada vez mais no último lugar, somando 26 pontos, menos sete do que o penúltimo, o Oriental.
Quem capitalizou nesta jornada foi o Desportivo de Chaves, ao vencer na receção ao Varzim por 1-0, ao mesmo tempo que o Famalicão, que era terceiro, com os mesmos pontos da equipa flaviense, empatou a dois golos em Faro, com o Farense.
Um golo solitário de Perdigão, aos 52 minutos, permitiu ao Desportivo de Chaves recuperar a vice-liderança, com 62 pontos, mais um do que o Feirense, terceiro, e apenas menos um em relação ao líder FC Porto B, que não pode subir de divisão.
A equipa flaviense beneficiou ainda da derrota do Freamunde, adversário que o seguia na tabela classificativa, a três pontos de distância, em Mafra por 2-1, e que caiu para a sexta posição, ultrapassado pelo Portimonense, que venceu na receção ao Oriental por 1-0.
Em relação ao empate a dois golos do Famalicão em Faro, assistiu-se a um jogo 'eletrizante', com três dos quatro golos a surgirem na sequência de penáltis, e cinco bolas nos 'ferros', quatro delas pelo ataque do Farense, ineficaz na finalização.
No fundo da tabela, com a derrota em Vila da Feira no sábado, o Benfica B é o 21º classificado e corre o risco de descer de divisão, tendo em conta que são despromovidas cinco equipas.
Nesta luta pela manutenção, o grande vencedor foi o Mafra, que recebeu e venceu o Freamunde por 2-1 e beneficiou das derrotas de Benfica B, Santa Clara (2-1 fora com Sporting B), Oriental e Oliveirense.
Esta conjugação de resultados permitiu ao Mafra subir dois lugares, para o 20.º, ainda abaixo da 'linha de água', com 38 pontos, os mesmos de Santa Clara e Benfica B, mais cinco do que o Oriental e mais 12 do que a Oliveirense.
Ao impor-se ao Freamunde, um dos teóricos candidatos à subida, o Mafra regressou aos triunfos caseiros, com golos do central francês Diouf e do médio Vasco Varão ainda na primeira parte.