O FC Porto B perdeu hoje em casa com o Felgueiras, por 2-0, num jogo da sexta jornada da II Liga, e caiu para a zona de despromoção.
O resultado atirou o FC Porto B para o 17.º lugar da classificação geral, com quatro pontos, fruto de quatro empates, e catapultou o Felgueiras do 16.º para o 10.ª posto, com sete pontos.
O primeiro lance de perigo foi criado pelos ‘dragões’ aos sete minutos, na sequência de livre do lado esquerdo que forçou o guardião visitante a uma defesa difícil, e cinco minutos depois Castro rematou ao poste esquerdo da baliza adversária.
A partir daí, o Felgueiras cresceu e no espaço de três minutos, aos 15 e aos 18, dispôs de ocasiões para marcar, a primeira por João Santos, que surgiu isolado diante do guarda-redes Gonçalo Ribeiro e atirou por alto, e a outra por Theo, que teve o mesmo desfecho.
O FC Porto B teve então cinco minutos difíceis, com a sua baliza a ser ameaçada, mas o pior ocorreu aos 43 com a expulsão de Marcus devido a uma falta sobre um adversário, que o árbitro considerou merecedora de cartão vermelho direto.
O Felgueiras aproveitou a superioridade numérica, tornando-se mais agressivo e pressionante, e o FC Porto B passou a ter muito mais dificuldades para sair do seu meio-campo e a dar maior atenção à proteção da sua baliza.
Os visitantes beneficiaram de uma grande penalidade aos 59 minutos, porque Castro terá derrubado Leo, mas Theo não foi capaz de bater Gonçalo Ribeiro.
O 1-0 surgiu aos 65 minutos, num remate de Leo que sofreu um desvio nas costas de Domingos Andrade e acabou com a bola dentro da baliza portista.
O golo foi a consequência do grande caudal ofensivo do Felgueiras e o 2-0 aconteceu aos 84, tendo sido marcado por Carlos Eduardo no seguimento uma defesa incompleta de Gonçalo Ribeiro após um cabeceamento de João Santos.
O FC Porto B procurou reagir, mas a situação era-lhe desfavorável e o adversário, com mais um jogador, segurou a vantagem sem grandes sobressaltos, saindo deste jogo com a sua primeira vitória no campeonato.
Jogo no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B – Felgueiras, 0-2.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Leo, 65 minutos.
0-2, Carlos Eduardo, 84.
Equipas:
- FC Porto B: Gonçalo Ribeiro, Gabi, Felipe Silva, Luís Gomes (Gil Martins, 80), Dinis Rodrigues, Domingos Andrade (Jorge Meireles, 80), Castro (Rodrigo Fernandes, 69), Rui Monteiro (Candé, 57), Gonçalo Sousa, Marcus e Tiago Andrade (Angel Alárcon, 57).
(Suplentes: Diogo Fernandes, Angel Alárcon, Rodrigo Fernandes, Vinhas, André Oliveira, Jorge Meireles, Gil Martins, Candé e Filipe Sousa.
Treinador: João Brandão.
- Felgueiras: Bruno Pinto, Eiró, Bonilha, Rampa (Rosas, 46), Edwin Vente, Ailson Jr., Vasco (Veiga, 86), Gabi (Landinho, 46), João Santos, Theo (Carlos Eduardo, 68) e Leo (Feliz, 72).
(Suplentes: Cristiano Hugo Oliveira, Rosas, Bruninho, Landinho, Carlos Eduardo, Rodrigo Valente, Veiga e Feliz).
Treinador: Joaquim Bento.
Árbitro: José Bessa (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Rampa (7), Tiago Andrade (38),Gabi (45+2) e Edwin Valente (82). Cartão vermelho direto para Marcus (43).
Assistência: 591 espetadores.