Confirmado. V. Setúbal despromovido ao Campeonato de Portugal

por Mário Aleixo - RTP
O TAD confirmou a despromoção do Vitória de Setúbal

O Tribunal Arbitral de Desporto (TAD) rejeitou a providência cautelar do V. Setúbal sendo o clube despromovido ao Campeonato de Portugal e o Portimonense confirmado na I Liga 2020/21.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) chumbou o licenciamento dos sadinos nas provas profissionais, relegando-o ao Campeonato de Portugal, tendo o clube recorrido ao TAD para reverter a decisão.

A confirmação surge depois da depois da liga de clubes ter chumado o licenciamento do Vitória nas competições profissionais.

O emblema do Bonfim recorreu da decisão para o Conselho de Justiça da FPF, mas este órgão considerou ser "materialmente incompetente" para analisar o processo, encaminhando o mesmo para o TAD.

Quase duas semanas depois surge a resposta final: o TAD não deu razão ao Vitória e o histórico clube acaba por descer às provas não-profissionais, repescando o despromovido Portimonense para a I Liga.

Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade


Em causa, recorde-se, estão incumprimentos no processo de licenciamento às provas organizadas pela Liga devido à falta de pressupostos financeiros.

O V. Setúbal terminou a edição de 2019/20 da 1.ª Liga no 16.º lugar, acima da zona de despromoção.

Já o Portimonense, 17.º e penúltimo classificado na temporada passada - o que ditava a descida à 2.ª Liga, a 1 ponto do Vitória de Setúbal -, manter-se-à então na Liga NOS.

O evento que marca o lançamento das competições profissionais, com o sorteio dos calendários, mantém-se assim na sexta-feira, dia 28.

Presidente do clube e autarca reagem

O presidente do V. Setúbal, Paulo Gomes, vai reagir esta quinta-feira, às 12h45, à rejeição do recurso interposto pelo Vitória ao Tribunal Arbitral do Desporto. A SAD cancelou o treino desta manhã, assim que foi notificada. E agora prepara-se para reagir publicamente. Também esta manhã, a autarquia setubalense pronunciou-se sobre o caso.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, lamentou a rejeição do recurso apresentado pelo V. Setúbal.

"Lamentamos profundamente a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (de rejeição da providência cautelar do VFC para suspender a decisão de desclassificação) tomada a propósito de um clube com a importância do VItória Futebol Clube, que nos representa em muitas ocasiões e é um verdadeiro símbolo da nossa cidade. Como sempre tem acontecido, e já o voltámos a demonstrar muito recentemente, continuaremos ao lado do clube para o apoiar na procura das melhores soluções que assegurem a sua viabilidade futura", afirmou Maria das Dores Meira, na página oficial da edil no Facebook.




PUB