Chaves em inferioridade elimina Lusitânia de Lourosa e avança na Taça de Portugal
O Desportivo de Chaves apurou-se domingo para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol ao derrotar o Lusitânia de Lourosa, por 2-0, numa partida em que jogou mais de 50 minutos reduzido a dez unidades.
O primeiro tempo, estatisticamente equilibrado, acabou por ficar marcado pela expulsão de Júnior Pius, aos 40 minutos, que viu o segundo amarelo após entrada dura sobre Goba Zapka na entrada da área transmontana.
Apesar de o Desportivo de Chaves ter ficado reduzido a dez elementos, com o médio Roan Wilson a recuar à linha defensiva, a partida prosseguiu com a mesma ‘toada', a baixo ritmo e sem grande trabalho para os guarda-redes.
Já na etapa complementar, o Lusitânia de Lourosa soube tirar partido da inferioridade numérica do adversário e empenhou esforços no ataque, obrigando os transmontanos a recuar à defesa.
Contudo, foram mesmo os visitados a inaugurar o marcador, aos 68: depois de o central Dylan ter hesitado, Paul Ayongo recuperou a bola e conduziu-a pela ala direita até à área dos ‘lusitanistas’, onde cruzou para Rúben Pina que, depois de ter rematado à figura, na recarga, não falhou o objetivo.
De confiança renovada, os transmontanos aumentaram a vantagem, aos 81, novamente de contra-ataque, depois de Paulo Victor ter ganhado a bola, combinado com Aarón e ter conseguido ficar isolado na frente de ataque, acabando por vencer o ‘um para um’ com Ricardo Moura.
Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.
Desportivo de Chaves – Lusitânia de Lourosa, 2-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Rúben Pina, 68 minutos.
2-0, Paulo Victor, 81.
Equipas:
- Desportivo de Chaves: Rodrigo, Carraça, Bruno Rodrigues, Júnior Pius, Kiko, Pelágio (Tiba, 39), Roan Wilson, Rui Gomes (Tounkara, 46), André Ricardo (Aarón, 76), Rúben Pina (Pedro Pinho, 88) e Paul Ayongo (Paulo Victor, 76).
(Suplentes: Vozinha, Aarón, Paulo Victor, Pedro Pinho, Ktatau, Kusso, Tiago Almeida, Tiba e Tounkara).
Treinador: Marco Alves.
- Lusitânia de Lourosa: Ricardo Moura, Nhayson, Valente, Dylan, Jota Oliveira (Cerveira, 83), Renato, Henrique (Lucas Villela, 71), Diogo Pereira (João Vasco, 55), Sérgio Ribeiro (Diogo Castro, 83), Goba Zakpa e Miguel Pereira.
(Suplentes: Cioletti, Silvério, Lucas Villela, Rui Faria, João Vasco, Bruno Faria, Mesquita, Cerveira e Diogo Castro).
Treinador: Pedro Miguel.
Árbitro: Anzhony Rodrigues (AF Madeira).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Júnior Pius (21 e 40), Diogo Pereira (46), Henrique (51), Sérgio Ribeiro (75) e Lucas Villela (90+5). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Júnior Pius (40).
Assistência: 1.073 espetadores.