O Desportivo de Chaves venceu hoje o FC Porto B por 4-2, para a sexta jornada da II Liga de futebol, graças a uma reviravolta no marcador, com 'bis' de João Mendes e Adriano Castanheira, consumada na segunda parte.
Com um futebol em posse, faltou na primeira parte ao Desportivo de Chaves mais objetividade na hora de concretizar, com as situações de perigo a não serem aproveitadas.
Do outro lado, com Gonçalo Borges em todas as ações ofensivas, os jovens ‘dragões’ foram mais acutilantes na finalização e colocaram-se em vantagem aos 20 minutos, numa boa saída para o ataque de Varela, o experiente internacional português, que combinou com Loader e Gonçalo Borges, com a bola a parar em Koné, que só teve de encostar.
Já aos 39 minutos, Gonçalo Borges fez tudo sozinho e disparou de longe para um golaço sem hipótese de defesa de Samu.
Os ‘portistas’ castigavam a passividade defensiva e ofensiva dos transmontanos, que só estiveram mais perto do golo aos 28 minutos, quando João Mendes rematou, de meia distância, ao poste, mas na segunda parte foram os ‘azuis e brancos’ a baixarem o ritmo.
Aproveitou bem a equipa às ordens de Vítor Campelos, que sem mexer no desenho original mas com mais acutilância, velocidade nas ações e envolvência dos laterais, fez uma recuperação incrível.
Aos 52 minutos, Batxi rematou à barra e João Mendes só teve de encostar e, aos 55, o empate foi consumado após finalização fácil de Adriano Castanheira, na sequência de um lançamento ofensivo.
Mas os flavienses acabaram por virar o encontro a seu favor, numa fase em que chegavam com muita facilidade à baliza contrária. Aos 65, Adriano Castanheira finalizou uma excelente jogada de transição e, aos 78, João Mendes recuperou uma bola junto à baliza e só teve que encostar.
Jogo no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em Chaves
Desportivo de Chaves – FC Porto B: 4-2.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Samba Koné, 20 minutos.
0-2, Gonçalo Borges, 39.
1-2, João Mendes, 52.
2-2, Adriano Castanheira, 55.
3-2, Adriano Castanheira, 65.
4-2, João Mendes, 78.
Equipas:
- Desportivo de Chaves: Samu, João Correia, Alexsandro, Nuno Coelho, Bruno Teles, Obiora, João Mendes (Kevin Pina, 87), João Teixeira (Juninho, 68), Adriano Castanheira (Bruno Langa, 84), Batxi (Wellington, 69) e Platiny (Guima, 68).
(Suplentes: Paulo Vítor, Nuno Campos, Bruno Langa, Kevin Pina, Patrick, Luís Rocha, Juninho, Wellington e Guima).
Treinador: Vítor Campelos.
- FC Porto B: Ricardo Silva, João Marcelo, Levi Faustino, Zé Pedro, João Mendes, Ndiaye, Samba Koné (Bernardo Folha, 70), Rodrigo Fernandes (Vasco Sousa, 70), Varela, Gonçalo Borges (Peglow, 85) e Namasa Loader.
(Suplentes: Ivan Cardoso, Romain Correia, Vasco Sousa, Diogo Abreu, Peglow, Diogo Ressurreição, Wesley, Bernardo Folha e Leandro Borges).
Treinador: António Folha.
Árbitro: Dinis Gorjão (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Levi Faustino (33), Platiny (45), Gonçalo Borges (83), Wellington (83) e Diogo Abreu (90+5).
Assistência: Cerca de 700 espetadores.