Carlos Queiroz elogia carreira e talento de João Vieira Pinto

por RTP
João Vieira Pinto desde cedo se destacou ao serviço da Selecção Nacional D.R.

O seleccionador Carlos Queiroz, que conhece João Vieira Pinto desde o início da sua carreira, elogia o talento e o percurso do jogador que desde cedo se destacou em campo.

"É preciso saudar a carreira de um jogador extraordinário. Tive a ocasião de o conhecer e trabalhar com ele desde os 13 ou 14 anos. Foi um trajecto fantástico", defende Queiroz.

Carlos Queiroz foi treinador de João Vieira Pinto na época em que era seleccionador das camadas jovens e classifica-o como um símbolo da viragem que ocorreu a nível da formação.

"Simbolizou uma era de mudança dentro das próprias selecções e uma certa viragem a nível da formação. Foi símbolo de uma nova atitude sobre a formação de jogadores jovens em Portugal", considera.

Carlos Queiroz conta mesmo uma "história fantástica" que se passou quando o treinador observava um jogo em que João Vieira Pinto, na altura com 13 anos, participava.

"Estava com a minha mulher a ver um jogo e ela, que nunca foi uma grande especialista em futebol disse-me: aquele magrinho, lourinho, que anda ali joga bem, não é? E eu disse... pois, aquele não é o problema, escolher os outros 10 para jogar com ele é que é. Toda a gente via desde o princípio o talento extraordinário que o João tinha", recorda.

O seleccionador acredita que agora se inicia uma nova época para João Vieira Pinto: "Tudo tem um princípio e tem um fim, mas acho que a seguir ao anúncio do fim da carreira é o princípio de uma nova etapa e de uma nova carreira. Acho que é de elogiar e exaltar o contributo que ele teve para o futebol português".

pub